SESI-PI participa de SIPAT em empresa sucroalcooleira

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho ocorre de 18 a 22 de março sob o tema “Segurança; não basta saber, é preciso aplicar, não basta querer é preciso agir”

O Governo Federal, através do Ministério do Trabalho, informa que são registrados cerca de 700 mil casos de acidentes ocorridos no local de trabalho em todo o país. Um prejuízo e tanto para o empregador quanto para os seus funcionários e que representa uma conta alta - em torno de R$ 70 bilhões aos cofres públicos - para  a já deficitária Previdência. A Legislação Trabalhista prevê a realização de eventos e a promoção de seminários educativos, por exemplo, no sentido de atenuar o problema.

A Comvap, empresa do Grupo Olho D’ água, realiza anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT. Neste ano, o evento ocorre de 18 a 22 de março, com o tema “Segurança; não basta saber, é preciso aplicar, não basta querer é preciso agir”.

A empresa de produção sucroalcooleira oferta uma ampla programação de palestras, oficinas e ações com o objetivo de orientar o quadro de funcionários sobre cuidados necessários com a segurança no trabalho, minimizando possíveis riscos.

Um dos parceiros do evento é o Serviço Social da Indústria – SESI, que promoverá palestras sobre AIDS e DST e formação de liderança, para os funcionários da empresa. A programação também inclui palestras sobre Saúde Bucal, Segurança no Trabalho e Brigada Contra Incêndio.

Liderança e motivação também estão presentes no campo

A importância da liderança e da motivação não se restringe apenas aos ambientes corporativos. Um exemplo disso é que a Comvap está fazendo um trabalho direcionado com os seus colaboradores no sentido de formar líderes que consigam obter os melhores resultados de suas equipes.

De acordo com o supervisor de recursos humanos da Usina Comvap, Francisco Câmara, antes de realizar a SIPAT, a empresa promoveu um curso de liderança, voltado para os profissionais que trabalham diretamente com equipes. “Nós treinamos, com o auxílio do SESI, 65 trabalhadores, que se dividiam nas funções de fiscais de turma, administradores e fiscais líderes. Ao ter noções mais palpáveis sobre como liderar melhor, cada um deles saberá tirar o melhor de cada equipe, sobretudo na época da safra”, ressalta.

Durante a SIPAT da empresa, o tema esteve presente em uma palestra que movimentou o público. A gerente de Responsabilidade Social e Empresarial do SESI, Kátia Luz, deu uma importante contribuição passando instruções sobre como exercer uma boa liderança, reforçando práticas como a interação, boa comunicação entre a equipe, equilíbrio, conhecimento sobre o trabalho, delegação de tarefas, dentre outros.

Relacionadas

Leia mais

CNI entra com ação no STF contra lei que prevê ocorrência policial para acidentes de trabalho
Indústria da construção lança campanha nacional de prevenção de acidentes

Comentários