SESI-PI promove curso sobre segurança do trabalho em canteiro de obras

Funcionários da Construtora Andrade Júnior tiveram aulas sobre segurança no trabalho em altura. Um dos principais focos do curso é o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs

Manter a segurança no ambiente de trabalho é fundamental para a diminuição dos índices de acidentes e afastamento envolvendo colaboradores. A Federação das Indústrias do Estado do Piauí – FIEPI, por meio do Serviço Social da Indústria – SESI, realiza um importante trabalho no que se refere a ações educativas com vistas a prevenção de acidentes.

Recentemente, os colaboradores da Construtora Andrade Júnior receberam informações sobre segurança do trabalho durante curso ministrado pelo SESI. O instrutor da entidade industrial José Alves Bonfim repassou conhecimentos sobre as Normas Regulamentadoras Nº 35 (NR - 35), que versam sobre a segurança do trabalho em altura.

Os trabalhadores que participaram da atualização se mostraram interessados nas informações repassadas no curso de carga horária de 8h, ministrado no próprio canteiro de obras. O pedreiro Paulo Fernando Araújo explicou que mesmo pessoas experientes como ele precisam ter atenção e cuidados no ambiente de trabalho. “Mesmo nós que trabalhamos há muitos anos sabemos que é importante aprender coisas novas e reforçar os conhecimentos do dia-a-dia”, afirma.

O treinamento é importante uma vez que trabalhos na área da Construção Civil são realizados em ambientes com algum grau de risco para os colaboradores. Dessa forma, ações educativas são fundamentais para que os trabalhadores conheçam e evitem situações inseguras.

Uma das mais importantes ações de prevenção é a correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Para o instrutor José Bonfim, o fator prevenção é um dos valores mais importantes a serem trabalhados. “A prevenção vem sempre em primeiro lugar. Estamos ensinando o correto uso dos EPIs e dos equipamentos para trabalho em altura. Nosso foco são ações preventivas”, explica.

O mestre de obras Francisco Campelo aprovou a iniciativa do SESI. “Segurança nunca é demais. Há muitos funcionários na obra, por isso, temos que estar sempre relembrando as medidas de segurança”.

Relacionadas

Leia mais

SESI apresenta iniciativas de segurança e saúde no trabalho em encontro internacional
SESI conquista mais um prêmio em segurança e saúde no trabalho
Vídeos dão orientações sobre segurança e saúde no trabalho

Comentários