Torneio SESI de Robótica: mais treze equipes garantem vaga na etapa nacional

As etapas regionais do torneio de robótica movimentam quase 600 jovens que continuam a inovar nas formas de se exercitar

Competições estão sendo realizadas remotamente por conta da pandemia de Covid-19

As competições regionais da FIRST LEGO League – Challenge (FLL) estão bombando! Por conta da pandemia de Covid-19, as competições estão sendo realizadas remotamente, por meio da plataforma FIRST Remote Event Hub (REH). Mesmo online, as equipes e a torcida estão vibrando nas lives dos torneios regionais que traz muita brincadeira e interatividade com os competidores.

Nas últimas semanas, as etapas regionais realizadas em Goiás, Pernambuco e Bahia classificaram mais treze equipes para o torneio nacional no Festival SESI de Robótica, organizado pelo Serviços Social da Indústria (SESI). Os times de robótica também foram premiados nas categorias Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô, além de eleger o Técnico Destaque, nova premiação da competição.

Equipe Unity do SESI-PE foi classificada para o torneio nacional no Festival SESI de Robótica

Formas inovadoras de se movimentar

Com o tema voltado para esportes e atividades físicas, os Projetos de Inovação das equipes trazem novas maneiras de se exercitar. Para os jovens, características como idade, tipo de corpo, deficiências físicas ou doenças não são impedimentos.

A Visão Elétronsbot, equipe vencedora de Pernambuco, focou no público jovem. “Após muitas análises em diversos pontos de pesquisa, identificamos que o público jovem é um dos mais sedentários e isso pode levar problemas para a fase adulta”, explica Vinícius Albuquerque.

Pensando em revolucionar a forma de se exercitar, a equipe criou o XRun. O aplicativo trabalha com um sistema de recompensa que transforma a distância percorrida pelos usuários, calculado por checkpoints, em moedas. Esse benefício pode ser trocado por produtos ou descontos em lojas parceiras.

Entretanto, para que o usuário foque cada vez mais no exercício físico, o sistema de recompensa funciona apenas como um incentivo inicial e é desativado após um período de 6 a 8 meses.

Além disso, o XRun propõe atividades de uma forma gradual e eficaz para que os usuários avancem de nível sem perder a motivação.

“Por conta disso, o nosso aplicativo vai contar com a função de desafios em equipes, de 2 a 4 jogadores, e também competições que podem ser realizadas entre os usuários ou entre as equipes. Com isso, o público vai se sentir engajado no projeto e, consequentemente, vão estar mais ativos fisicamente”, complementa Arthur Xavier.

Equipe RoboBen celebra a classificação em 1º do Champion's Award do regional baiano

A equipe SESI SENAI RoboBen, grande vencedora do regional da Bahia, desenvolveu o SpeedBen. O projeto também utiliza a checkpoints com a tecnologia RFID para auxiliar as pessoas que desejam se exercitar ou já praticam atividades físicas.

O usuário utiliza um cartão ou chaveiro que o identifica nos checkpoints e as informações são armazenadas no site do SpeedBen. O portal mostra atualizações de desempenho e treino do usuário, além de mostrar notificações como locais públicos e previsão do tempo para a prática de atividades físicas.

O objetivo do projeto é incentivar a prática de atividades em locais públicas e diminuir o quantitativo de assaltos e furtos, já que o usuário não precisará levar o seu aparelho tecnológico para o local de treino para acompanhar o seu desempenho.

Os campeões receberão os troféus da temporada RePLAY em suas casas

Lugar de mulher é na robótica

Após cada etapa regional, os competidores da FLL comprovam que nada impede a prática de atividades físicas com seus projetos inovadores. Agora os jovens mostram que o coronavírus não para a robótica. Juízes, técnicos e equipes continuam engajados para que as competições continuem respeitando as normas de prevenção.

Desde o início do torneio em abril, 96 equipes já participaram, totalizando 575 estudantes de escolas públicas e privadas, de 9 a 17 anos. Enquanto os meninos ainda são a maioria na robótica, as meninas também fazem parte deste universo e estão tomando conta.

Dos 575 jovens que competiram até agora nos torneios regionais de Santa Catarina, Pernambuco, Goiás e Bahia, 276 são mulheres. No regional do Goiás, as meninas constituíram 54% dos competidores, se tornando o regional que recebeu mais mulheres até o momento.

No torneio regional da Bahia, que ocorreu na última semana, a competição estava balanceada. 140 estudantes constituíam as 22 equipes participantes, sendo que 70 eram meninos e 70 eram meninas, e a proporção segue para o torneio nacional. Dentro dos 28 jovens das quatro equipes selecionadas, 14 são homens e 14 são mulheres.

O regional da Bahia teve outro resultado interessante: a Equipe de Garagem Black Gold foi a única dessa modalidade inscrita e eles se classificaram em 2º Lugar no Champion’s Award, garantindo uma vaga para o Festival SESI de Robótica.

  • Confira todos os resultados:

Champion’s Awards

1º Lugar: Titans L.J. Planalto
2º Lugar: Life SESI Canaã
3º Lugar: L.J. Origens

Classificados para o Torneio Nacional – 2020/2021

Titans L.J. Planalto
Life SESI Canaã
L.J. Origens
AP. Gyn Alphatech
Gametech

Desafio do Robô

1º Lugar: Titans L.J. Planalto
2º Lugar: Gametech

Design do Robô

1º Lugar: Lego Bros
2º Lugar: Gametech

Core Values

1º Lugar: Meq Lego
2º Lugar: Star Guardians

Projeto de Inovação

1º Lugar: AP. Gyn Alphatech
2º Lugar: Robotic Engineers

Champion’s Awards

1º Lugar: Visão Elétronsbot
2º Lugar: SESI SENAI Robomac
3º Lugar: Criadores do Amanhã

Classificados para o Torneio Nacional – 2020/2021

Visão Elétronsbot
SESI SENAI Robomac
Criadores do Amanhã
Unity

Desafio do Robô

1º Lugar: SESI SENAI Robomac

Design do Robô

1º Lugar: Unity

Core Values

1º Lugar: Legomito

Projeto de Inovação

1º Lugar: New Atom

Champion’s Awards

1º Lugar: SESI SENAI RoboBen
2º Lugar: Black Gold
3º Lugar: Acrônicos

Classificados para o Torneio Nacional – 2020/2021

SESI SENAI RoboBen
Black Gold
Acrônicos
MIDAS

Desafio do Robô

1º Lugar: SESI SENAI RoboBen
2º Lugar: MIDAS

Design do Robô

1º Lugar: Sputnik
2º Lugar: ELLEGTICS

Core Values

1º Lugar: TECSAB
2º Lugar: GÊNIUS

Projeto de Inovação

1º Lugar: Equipe TECGOLD
2º Lugar: MIDAS

Torneio de robótica nas redes sociais

Acompanhe tudo sobre a temporada 2020/2021 do Torneio SESI de Robótica aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

#FLLTáOn: Santa Catarina inicia as etapas regionais da competição FIRST LEGO League
SESI reúne projetos apresentados no Festival SESI de Robótica no Caderno de Resumos
RePLAY! Nova temporada de FLL desafia estudantes a movimentar o corpo por meio do esporte

Comentários