Robótica: inscrição para etapa nacional da FLL acaba nesta semana

As equipes classificadas nas etapas regionais têm até quinta-feira (27) para submeter os documentos necessários. Não haverá prorrogação do prazo

As etapas regionais da competição FIRST LEGO League – Challenge (FLL) chegaram ao fim. Em 17 eventos realizados em todo o Brasil, participaram 424 equipes, formadas por 2.582 jovens de 9 a 17 anos.

A próxima fase para as 72 equipes classificadas é a etapa nacional, que ocorrerá no Festival SESI de Robótica, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). As inscrições ficarão abertas até quinta-feira (27/5).

Os técnicos deverão submeter os documentos dos competidores da equipe, os termos de autorização e a Ficha de Resumo do Projeto de Inovação. Em caso de substituição de competidores para o torneio nacional, é importante estar atento de que só é permitido alterar até 30% da composição da equipe.

Os sorteios de salas/horários e equipes ocorrerá na sexta-feira (28/5), e os competidores terão uma semana, de 1º a 8 de junho, para submeter os arquivos dos rounds na plataforma FIRST Remote Event Hub (REH) e Google Forms.

A avaliação acontecerá no dia 12 e a premiação do Festival SESI de Robótica será no dia 26 de junho. Veja o cronograma completo:

Garotas comandam o mundo da robótica

A cantora Beyoncé já disse que as meninas comandam o mundo e na robótica não é diferente! Entre os 442 estudantes das 72 equipes classificadas para o torneio nacional, 228 são meninas.

Em muitos torneios regionais, as mulheres também lideraram na participação. No Paraná, por exemplo, elas somavam 53% dos participantes na competição e 70% dos jovens classificados para o torneio nacional são garotas.

A participação das mulheres na ciência é crescente. No Brasil, elas respondem por 49% dos autores de pesquisa e artigos científicos, de acordo com o relatório Elsevier Gender in The Global Research Landscape, de 2017. Só entre 2011 e 2015, a presença feminina cresceu em 11% no mundo científico brasileiro, o que aproxima o nosso país do índice da Dinamarca.

O CosmoCup, desenvolvido pela FrancoDroid em 2019, garantiu o 1º lugar no Global Innovation Awards, maior prêmio de inovação na robótica

Caderno de Resumos

Na temporada 2020/2021, o tema é RePLAY e, com ideias inovadoras e utilizando diversas tecnologias, os jovens desenvolveram Projetos de Inovação para ampliar a prática de atividades físicas, promover a qualidade de vida e a saúde.

As produções intelectuais dos competidores poderão ser compiladas no Caderno de Resumos. A publicação tem o propósito de registrar os projetos de pesquisa, que ficarão sempre disponíveis para consulta e inspiração.

As equipes selecionadas para a etapa nacional poderão submeter seus projetos para a publicação no momento da inscrição para o Festival SESI de Robótica. A primeira edição do Caderno de Resumos foi publicada em abril e pode ser acessado aqui.

Torneio de robótica nas redes sociais

Acompanhe tudo sobre a temporada 2020/2021 do Torneio SESI de Robótica aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook.

Relacionadas

Leia mais

Rede SESI SENAI de Alagoas classifica três equipes para torneio nacional de robótica
Reta final: últimas etapas regionais do Torneio SESI de Robótica acontecem neste fim de semana
SESI reúne projetos apresentados no Festival SESI de Robótica no Caderno de Resumos

Comentários