Reta final: últimas etapas regionais do Torneio SESI de Robótica acontecem neste fim de semana

Jovens vão competir no Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em busca de uma vaga na competição nacional
Os classificados vão pra São Paulo, entre os dias 6 e 8 de março, para o torneio nacional de robótica

Se você ainda não fez a dança da galinha na edição 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, corre para aproveitar esta oportunidade! Neste fim de semana vão acontecer as últimas etapas regionais em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Paraná. Os vencedores nesta fase garantem vaga na etapa nacional, o Festival de Robótica, em São Paulo.

Nesta temporada, batizada de City Shaper (cidades inteligentes e sustentáveis), os grupos deverão utilizar a robótica para encontrar soluções que ajudem a construir cidades cada vez melhores para as gerações futuras. A ideia é explorar a inteligência, expertise e criatividade dos estudantes.

A escola SESI Alvimar Carneiro de Rezende, em Contagem (MG), receberá 37 equipes compostas por jovens de 6 a 16 anos. Eles vão apresentar os projetos e robôs no sábado (15) e no domingo (16). 

No Rio de Janeiro, a escola SESI Caxias vai receber equipes de todas as escolas e de garagem a partir de sexta (14). São esperados 45 grupos de vários estados brasileiros. 

Já no Paraná, as competições já começam nesta quinta (13) para os estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI). Para os alunos de outras escolas e equipes de garagem, o torneio começa na sexta (14) e continua no sábado (15). Ao todo, 45 equipes vão apresentar projetos inovadores e robôs no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.  

Nos mesmos dias da FLL, vai acontecer o torneio da categoria First Tech Challenge (FTC) na escola. Na segunda edição no Brasil, a FTC propõe que os times de alunos de 12 a 18 anos desenvolvam robôs, que marcam pontos por cumprirem missões transportando materiais e construindo arranha-céus em um confronto frente-a-frente. Os robôs deverão ser guiados por controle remoto e trabalhar de forma autônoma, com ajuda de sensores e movimentos pré-programados. Acesse a aba de FTC no site do SESI e saiba mais.

Para etapa regional do Espírito Santo, estão inscritas 30 equipes de vários estados como Mato Grosso, Paraíba, Maranhão e outros.  Além disso, o SESI de Jardim da Penha também vai receber 10 equipes, que vão disputar uma vaga para a etapa nacional do F1 in Schools – competição internacional onde os participantes reproduzem os desafios profissionais de uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até corridas na pista em miniatura. Mais informações sobre a categoria F1 in Schools no site do SESI.

Ao todo, 100 equipes de todo o Brasil serão selecionadas para irem para São Paulo, nos dias 6, 7 e 8 de março. De lá, sairão as equipes que representarão o Brasil no torneio mundial, nos Estados Unidos.

O torneio de robótica também está nas nossas redes sociais  

Acompanhe tudo sobre a temporada 2019/2020 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League, do Torneio SESI de Robótica FIRST Tech Challenge e do Torneio SESI F1 nas Escolas aqui na Agência CNI de Notícias e nos perfis do Torneio no Instagram e Facebook

Relacionadas

Leia mais

Classificados: Mais 4 equipes garantem vaga na etapa nacional do Torneio SESI de Robótica
VÍDEO: Olá, Mundo! O seu jornal de Robótica
Volta às aulas 2020: estados começam a adotar o Novo Ensino Médio com formação profissional

Comentários