No pódio! Temporada da robótica termina com Brasil campeão internacional 🏆

A equipe SESI Robocamb, de Alagoas, encerrou com chave de ouro a participação do Brasil nas competições internacionais da temporada 2023/2024. Confira os resultados FIRST IN SHOW:

O time SESI Robocamb, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cambona (AL), representou o país na competição e levou a bandeira brasileira ao topo do pódio

O grande espetáculo da FIRST IN SHOW, tema da temporada 2023/2024 das competições de robótica educacional, chegou ao fim. Além de muita engenharia e tecnologia, os estudantes usaram e abusaram da criatividade para explorar o mundo das artes e deram um verdadeiro show nas arenas. 

A última cena foi na competição "Open Austrália", que aconteceu entre 4 e 7 de julho. Os Opens são os torneios abertos da modalidade iniciante FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC), realizados em diferentes países com as equipes mais bem classificadas em torneios nacionais. As competições começaram em maio e encerraram neste mês. 

📌 Confira todas as equipes que participaram dos Opens da FLLC! 

O time SESI Robocamb, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Cambona (AL), representou o país na competição e levou a bandeira brasileira ao topo do pódio. Bruno Oliveira, Graziella Santana, Mharia Eduarda Costa, 14 anos; Maria Laura Santos, Tandara Reis e Vinícius Oliveira, 15 anos, garantiram o grande prêmio da categoria, o Champion’s Award – concedido à equipe que incorporou a experiência da FLLC e alcançou com excelência todos os critérios técnicos de avaliação. 


“Quando anunciaram o nome da nossa equipe, a sensação foi indescritível, pois vi que foi a recompensa por todo o nosso trabalho ao longo de 11 meses. Ir ao palco para receber o troféu, com aplausos e a energia da FLLC, foi um momento de muito orgulho e felicidade. Ali, percebemos que tínhamos alcançado algo muito grande, não só por ganhar, mas também por todo o processo que passamos”, declara Maria Laura. 


Em um evento com 45 países e mais de 900 jovens, o técnico Joab Leite ressalta o trabalho realizado com uma comunicação assertiva bem aplicada e desenvolvida, além da capacidade dos integrantes de liderarem o processo e se reinventarem a cada etapa dessa trajetória, que começou no regional. 


“Conquistamos a maior premiação da competição, somos a melhor equipe de robótica de 2024 do internacional Austrália. Sinto-me orgulhoso por todo o processo de desenvolvimento que esses jovens demonstraram com tamanha maestria. Mais uma vez brilharam e mostraram que são grandes!”, destaca o técnico. 


Foi uma temporada brilhante para as equipes brasileiras! A Agência de Notícias da Indústria separou algumas vitórias dos nossos robotiquers. Confira! 

Mais conquistas brasileiras nas competições internacionais 🧩 

🥇 A Fran Robot’s, da Escola SESI de Franca (SP), garantiu o título de Champion’s Award no Open Califórnia. 

🥈 A Osíris, equipe de garagem de Curitiba (PR), ficou em 2º lugar no Champion’s Award do Open Massachusetts. 

🥇 A Robobio, do SESI Sarcy Zacharias (SP), também participou do Open Massachusetts e conquistou o 1º lugar do Prêmio de Técnico, concedido ao profissional por seu excelente trabalho, e o 4º lugar do Desempenho do robô, dado a equipe que teve uma boa pontuação durante o desafio do robô. 

🥇A Biotech, do SESI de Barra Bonita (SP), participou do Open Noruega e conquistou o 1º lugar do Core Values, prêmio que destaca os valores da competição, como espírito de equipe e competição amigável. O time também encerrou o torneio entre os cinco melhores do Champion’s Award

🎖️ A Albatroid, do SESI Taguatinga (DF) ficou entre os quatro melhores projetos de inovação do Open Califórnia. O projeto da equipe é o SurdoMusic, uma pulseira para pessoas surdas que, ao ser conectada por bluetooth a um aparelho celular, converte o som em vibração e proporciona experiência musical inclusiva. 

Relembre as grandes vitórias do Brasil no mundial de robótica 🌎 

Em abril, foi realizado o mundial de robótica em Houston, nos Estados Unidos. O evento reuniu 15 mil estudantes, de 6 a 19 anos, de 50 países. Os times brasileiros representaram e fizeram bonito, conquistando nove premiações na competição. Confira por modalidades: 

Em abril, foi realizado o mundial de robótica em Houston, nos Estados Unidos. O evento reuniu 15 mil estudantes, de 6 a 19 anos, de 50 países
  • FIRST® LEGO® League Challenge (FLLC) 

Champion’s Award 

🥇 1º lugar: Los Atômicos, da Escola SESI de Araras (SP) 

🥈 2º lugar finalista: Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) 

Técnico/mentor destaque 

Monica Marques, da Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP) 

Projeto de Inovação - finalista 

🥈 SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP) 

*Também garantiu o 3º lugar na disputa de aliança. 

  • FIRST® Tech Challenge (FTC) 

🥈 2º lugar Inspire Award (trabalho em conjunto ao projetar e construir o robô): 17792 Amigos Droids, da Escola DHEL de Belo Horizonte (MG) 

🥈 2º lugar Control Award (melhores sensores e softwares): 22708 Tech Zeus, da Escola SESI de Barbacena (MG) 

  • FIRST® Robotics Competition (FRC) 

🏆 Rookie All-Star Award (equipe estreante que cumpriu a missão FRC): 9458 Jactech (FRC), do SESI SENAI de Jacareí (SP)  

🏆 Team Spirit Award (entusiasmo e espírito em equipe): 7567 Octopus (FRC), do SESI SENAI de Bauru (SP) 

  • FIRST® LEGO® League Explore 

🏆 Show me Poster Award: Los Valentitos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, em Joinville (SC) 

Também deu Brasil nas pistas de F1 🏁 

A equipe Hyoku, do SESI de Linhares (ES), após garantir boa classificação no Festival SESI de Educação, foi convidada a participar da etapa nacional de F1 In Schools de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.  

O time capixaba se destacou em primeiro lugar entre as quatro equipes internacionais que também participaram do torneio. Além disso, garantiu o 9º lugar na classificação geral

A competição foi realizada entre 20 e 25 de junho e o time capixaba se destacou em primeiro lugar entre as quatro equipes internacionais que também participaram do torneio. Além disso, garantiu o 9º lugar na classificação geral. 

Foi uma temporada incrível! Já estamos ansiosos para a próxima. Enquanto isso, não deixe de acompanhar as novidades da robótica aqui na Agência de Notícias da Indústria e nas redes sociais! 😊 

Relacionadas

Leia mais

Alunas de Alagoas recebem menção honrosa em feira científica em Nova Iorque
Robotiquer desde pequeno: conheça histórias de competidores que cresceram na robótica
Segredo do sucesso: conheça os robôs mais tecnológicos de equipes premiadas na robótica

Comentários