Alunos do SESI Araguaína vencem Olimpíada Brasileira de Robótica e vão representar o Brasil em mundial

O robô da equipe Tucuna foi o melhor e o mais rápido entre 40 participantes. Agora, os jovens vão tentar garantir o primeiro lugar no maior evento de robótica do mundo

A dupla de sesianos era a única de alunos representando o Tocantins na competição e venceu a categoria prática no nível 2 (ensino médio)

No último sábado (22), os estudantes Sérgio Gabriel Timóteo e Regimar de Deus Negreiro do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araguaína, Tocantins, foram campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), realizada na semana passada em São Bernardo do Campo, São Paulo. 

Dividida nas modalidades prática e teórica, a OBR é considerada a maior competição de robótica da América Latina e seleciona equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. 

Os jovens eram os únicos representantes do Tocantins na competição e levaram para casa o prêmio da categoria prática no nível 2, destinada a estudantes do ensino médio. 

Veteranos na competição, os sesianos da equipe Tucuna garantiram em 2018 o primeiro lugar da competição no nível 1 (ensino fundamental). 

Desde 2019, Gabriel e Regimar estavam na busca pelo prêmio do nível 2 da modalidade prática e, nessa edição, o robô deles foi o melhor e mais rápido entre 40 equipes participantes. A diretora do SESI Araguaína reconhece a conquista dos jovens. 


"Estamos maravilhados com esse título. A determinação e perseverança dos nossos alunos e professor fizeram a diferença para alcançarmos o título de campeão nacional. Agora, é aprimorar mais para representar o Brasil no mundial”, declara. 


Rumo ao RoboCup

Agora, a dupla vai representar o Brasil na RoboCup, que será realizada em julho de 2023, na França. 

"Ganhar a OBR na fase nacional é algo muito grandioso, principalmente para nós, já que buscamos isso desde 2019.  Agora, vamos representar o Brasil mundo afora. Depois do anúncio, que ficamos em primeiro, foi muita felicidade, muita emoção, nós choramos. Vamos nos preparar e ir com tudo para a França”, conta Sérgio. 

O estudante Regimar também já está focado na competição mundial e compartilha o sentimento de conquista após três anos de trabalho e por conseguir representar o Brasil em uma das maiores competições de robótica do mundo.


"Vamos trabalhar e tentar nos esforçar ao máximo para representar bem nesta fase internacional. Essa experiência de entrar em contato com equipes de outros países vai ser muito importante, principalmente para o nosso desenvolvimento profissional e, com certeza, será uma experiência inesquecível." 

Relacionadas

Leia mais

“Google, pesquisar”: robotiquers dão dicas de como fazer uma boa pesquisa
SESI lança nova temporada da FLL, FTC e F1 in Schools no Brasil
Da FLL ao FRC: as trajetórias de quem faz o ciclo da robótica girar

Comentários