#HajaCoração: acompanhe as corridas da F1 in Schools

Equipes do SESI disputam as Corridas Contra o Relógio da temporada 2020/2021, no Festival SESI de Robótica

As corridas serão realizadas remotamente nesta quinta, 17 de julho

Os motores dos carros da F1 in Schools já estão rugindo no grid de largada! Nesta quinta-feira (17), a partir das 8h, o Serviço Social da Indústria (SESI) vai definir o carro mais veloz do Festival SESI de Robótica na Corrida Contra o Relógio.

A disputa acontecerá de forma remota, devido à pandemia do coronavírus. Para isso, as equipes enviaram os seus carrinhos de Fórmula 1 para o SESI. O disparo na pista de 20 metros será automático.

A cerimônia de encerramento e premiação acontecerá no Festival SESI de Robótica, em 26 de junho.

  • Veja como foi a corrida ao vivo:

A competição

Com base na metodologia STEAM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o F1 in Schools é um programa que busca estimular o interesse de jovens nas ciências e na educação por meio de um ambiente de aprendizagem divertido e empolgante. Criado pela Fórmula 1, a competição é oferecida desde 2019 para alunos das escolas SESI e reproduzem desafios profissionais envolvidos em uma corrida real de carros.

Os competidores formam times de três a seis integrantes e montam uma escuderia. Assim como na realidade, os membros da equipe assumem funções de gerenciamento, marketing, design e engenharia e preparam o plano de negócios da escuderia, que funciona como uma pequena empresa.

É responsabilidade dos jovens garantir patrocínio para cobrir os custos das competições, como a confecção de uniformes, alimentação e transporte. Também são os competidores que projetam os protótipos de carros que, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80km/h em menos de um segundo.

Mas não é só a velocidade que conta! A avaliação e classificação leva em conta o plano de negócios, planejamento de ações de marketing e mídias sociais, apresentação da equipe no stand durante as competições e o desenvolvimento de um projeto social.

Relacionadas

Leia mais

F1 in Schools é na tela do SESI Esportes! Veja como foi a etapa nacional
FTC abre Torneio SESI de Robótica
Robótica: jovens desenvolvem projeto de mobilidade para idosos

Comentários