FTC abre Torneio SESI de Robótica

As 35 equipes que disputam o FIRST Tech Challenge passaram por uma primeira rodada com os juízes no último sábado (29). Premiação será em 26 de junho, pela primeira vez, no formato on-line

Disputa do FTC no Torneio SESI de Robótica 2020, em São Paulo

Trinta e cinco equipes deram o #start no Torneio SESI de Robótica, que nesta temporada acontece de maneira remota. O FIRST Tech Challenge (FTC) saiu na frente com a primeira rodada de avaliações remotas, neste sábado (29).

O encerramento e a premiação do maior torneio de robótica educacional do país será no dia 26 de junho, em live transmitida no canal Sou Robótica do YouTube. Além do FTC, acontecem as disputas das modalidades FIRST LEGO League Challenge (FLL) e F1 in Schools. 

Para o FTC, serão dois dias de avaliação em sala - o segundo é no próximo sábado (5) - e as equipes terão um prazo de cinco dias para enviar os vídeos dos rounds, que substituem as partidas presenciais na arena.

Confira o calendário:

Paixão e reconhecimento movem competidores, técnicos e juízes

Juiz chefe da competição, Silas Vergílio explica que os 35 times competem por uma série de prêmios. De reconhecimento de atributos da equipe, como o Motivação, o Conexão e o Inspiração; aos mais técnicos, como Design, Pensamento Criativo, Inovação, Controle, Divulgação e Bússola (para mentor e técnico).

Antes de programar o robô e colocá-lo em ação, os jovens desenvolvem um projeto, que inclui um portfólio de engenharia. Eles também trabalham com a comunidade e se aproximam de empresas, experts e universidades. Como empresas reais, as equipes traçam estratégias de marketing e um plano de responsabilidade social.

Apaixonado pela robótica, Silas Vergilio (segundo à esquerda) já foi competidor, voluntário, técnico e hoje é juiz chefe

“Como juiz chefe, estou sempre repensando o processo. Ano passado, desenvolvi um software para termos uma organização mais digital. Neste ano, já gravei várias videoaulas para capacitar os juízes, videoconferências com as equipes para tirar dúvidas. Poucos meses depois do torneio, já temos o lançamento da nova temporada. As equipes ficam ansiosas”, brinca.

Formado em engenharia elétrica por influência da robótica, que teve contato ainda na escola, ele reconhece que, nesta temporada, o formato on-line traz alguns desafios. Para garantir a troca entre equipes e juízes e a emoção das partidas, os competidores vão gravar e enviar os rounds, em vez de simplesmente mandar a pontuação.


“Estamos muito felizes em ver a evolução deles, tem equipes que acompanhamos desde o primeiro ano de FTC. E, em um momento tão difícil, conseguiram apresentar ótimos resultados. Digo para eles, o esforço vai valer a pena”, defende o juiz.


 

Equipe Geartech, do SESI de Goiânia (GO), foi a vencedora do FTC no Torneio SESI de Robótica 2020

Categoria é para alunos do ensino médio, que colocam os robôs em ação

Enquanto o FLL é para alunos de 9 a 16 anos, o FTC conta com a participação apenas de estudantes do ensino médio, que são desafiados a projetar, prototipar, testar e programar robôs autônomos de até 19kg, controlados por pilotos.

Os robôs executam uma série de tarefas em disputas individuais e em duplas. A modalidade é realizada em outros países desde 2005, sendo que, em 2019, o Brasil ganhou mais protagonismo no cenário internacional ao ter o SESI como operador oficial do torneio nacional.

No ano de estreia, foi realizado um projeto piloto com 16 times brasileiros e, desde então, a categoria vem se expandindo com mais competidores. As 35 equipes inscritas nesta temporada 2020/2021 brigam pelo título que hoje é da Geartech Canaã, do SESI de Goiânia (GO), grande vencedora do Festival SESI de Robótica, realizado em São Paulo em março do ano passado.

Relacionadas

Leia mais

Inscrições abertas para o maior torneio de robótica do Brasil
ULTIMATE GOAL: Está aberta a nova temporada do Torneio SESI de Robótica FTC
Explicando a FIRST Tech Challenge (FTC)

Comentários