Governo divulga medidas que facilitam o registro de marcas e reduzem o backlog de patentes

Plano de Combate ao Backlog de Patentes foi uma das medidas anunciadas na cerimônia que tratou sobre aspectos da Propriedade Intelectual. Ação prevê que, a partir do pedido de exame, o prazo médio de concessão seja reduzido para aproximadamente dois anos

A inovação é uma das chaves do desenvolvimento econômico do Brasil e depende de um sistema de Propriedade Intelectual cada vez menos burocrático. Por isso, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o Ministério da Economia anunciou, nesta quarta-feira (3), medidas para a redução de tempo, custos e burocracia em processos de marcas e patentes. A cerimônia foi realizada na sede do Ministério, em Brasília.

A primeira medida anunciada se refere à participação do Brasil no Protocolo de Madri, que simplifica o registro de marcas de empresas brasileiras em outros países signatários do tratado. No último dia 25, o presidente Jair Bolsonaro assinou a adesão do país ao acordo internacional. Em outubro deste ano, o INPI deve começar a operar o acordo. 

O Plano de Combate ao Backlog de Patentes foi a outra medida anunciada no evento. De acordo com o INPI, o projeto pretende diminuir em 80% o estoque de pedidos pendentes de exame – o chamado backlog – até 2021. Além disso, a ideia é que, a partir do pedido de exame, o prazo médio de concessão seja reduzido para aproximadamente dois anos. Segundo o INPI, o Plano prevê mudanças principalmente nos exames de pedidos de patente de invenção, nacionais ou internacionais, já avaliados em outro país.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou as medidas e afirmou que elas direcionam o Brasil para o desenvolvimento

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, as medidas impulsionam o Brasil para o crescimento e representam um marco no avanço da economia do país. “Registro total apoio a essa iniciativa, à celebração do Protocolo de Madri e à redução do backlog. Isso vai estimular muito a indústria brasileira e aumentar a confiabilidade dos produtos brasileiros lá fora”, destacou.

O diretor do Departamento de Organismos Econômicos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores, André Odenbreit Carvalho, disse que a adesão do Brasil ao Protocolo vai reforçar a segurança das empresas brasileiras que pretendem se expandir no exterior. “Com a adesão do Brasil ao Protocolo, ganha-se em desburocratização, eficiência, redução de custos, inovação, segurança jurídica e capacidade de atração de investimentos”, disse.

O presidente do INPI, Cláudio Vilar Furtado, definiu a cerimônia como um momento de emoção e um ponto de resolução de um problema histórico que acompanha o processo decisório de patentes. “Nossa adesão permitirá que empresas brasileiras, ao custo de R$ 1.160, possam registrar suas marcas em outros países”, enfatizou.

SAIBA MAIS – Os exames prioritários de pedidos de patentes – implementados pelo INPI este ano – também são um esforço para reduzir o tempo médio de concessão, de acordo com a modalidade. Idosos, microempresas e empresas de pequeno porte, instituições de ciência e tecnologia, criadores de tecnologias verdes e participantes do Patent Prosecution Highway (PPH) são beneficiados pelos exames prioritários. O INPI publicou as novas regras para as análises no dia 18 de junho, na Revista da Propriedade Industrial.

Relacionadas

Leia mais

Adesão do Brasil ao Protocolo de Madri facilitará internacionalização de empresas brasileiras
Em evento sobre Propriedade Intelectual, CNI debate importância da adesão do Brasil ao Protocolo de Madri
Adesão ao Protocolo de Madri vai ampliar investimentos nacionais em outros mercados, diz presidente do INPI

Comentários