CNI e INPI promovem workshop sobre Indicação Geográfica

Evento ocorreu no SENAI Petrolina, em Pernambuco, e contou com a participação de membros de diversas entidades interessadas em Propriedade Intelectual

Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizaram, nesta quarta-feira (19), workshop com o tema Indicação Geográfica e marca coletiva: Agregando Valor aos Produtos da Região. No evento foram abordados os conceitos e a importância do uso estratégico dessas ferramentas para agregar valor ao produto e garantir acesso a novos mercados.

O curso abordou temas da Propriedade Intelectual, como Indicações Geográficas e marca coletiva

Participaram do workshop membros do Sebrae, do Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), da Prefeitura de Afrânio, do Sistema FIEPE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), do Instituto Federal Sertão Pernambucano e produtores da região.

Maria Cláudia Nunes Pinheiro, analista de Políticas e Indústria da Gerência Executiva de Política Industrial da CNI, foi uma das responsáveis por ministrar o workshop. “Realizar essas capacitações nos estados, em especial, no interior, faz com que a CNI  cumpra o principal objetivo do Programa de Propriedade Intelectual, que é fomentar e difundir a Propriedade Intelectual. A Indicação Geográfica e as marcas coletivas são ferramentas importantes no desenvolvimento regional e o Brasil tem muito potencial nessas áreas”, disse.

Maria Cláudia Nunes Pinheiro, da CNI, abordou conceitos de Propriedade Intelectual para os participantes

Eduardo Bemfica, chefe da Seção de Difusão Regional do INPI em Pernambuco, também comemorou a iniciativa. “Ações de sensibilização como esta propiciam o contato direto com os atores e produtores locais que irão de fato se beneficiar dos registros de uma Indicação Geográfica ou marca coletiva junto ao INPI”, declarou.

O workshop contou com o apoio da Sudene, do SEBRAE PE, do Banco do Nordeste, da AD Diper e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

ESPECIAL - Veja a série de reportagens especiais que a Agência CNI de Notícias fez sobre Indicação Geográfica.

Relacionadas

Leia mais

OMPI, entidade da ONU, oferece curso sobre Propriedade Intelectual
Indicação Geográfica: o redescobrimento do Brasil
Um panorama das indicações geográficas no Brasil

Comentários