Em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) realizaram, nesta quarta-feira (19), workshop com o tema Indicação Geográfica e marca coletiva: Agregando Valor aos Produtos da Região. No evento foram abordados os conceitos e a importância do uso estratégico dessas ferramentas para agregar valor ao produto e garantir acesso a novos mercados.
Participaram do workshop membros do Sebrae, do Banco do Nordeste, da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), da Prefeitura de Afrânio, do Sistema FIEPE, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), do Instituto Federal Sertão Pernambucano e produtores da região.
Maria Cláudia Nunes Pinheiro, analista de Políticas e Indústria da Gerência Executiva de Política Industrial da CNI, foi uma das responsáveis por ministrar o workshop. “Realizar essas capacitações nos estados, em especial, no interior, faz com que a CNI cumpra o principal objetivo do Programa de Propriedade Intelectual, que é fomentar e difundir a Propriedade Intelectual. A Indicação Geográfica e as marcas coletivas são ferramentas importantes no desenvolvimento regional e o Brasil tem muito potencial nessas áreas”, disse.
Eduardo Bemfica, chefe da Seção de Difusão Regional do INPI em Pernambuco, também comemorou a iniciativa. “Ações de sensibilização como esta propiciam o contato direto com os atores e produtores locais que irão de fato se beneficiar dos registros de uma Indicação Geográfica ou marca coletiva junto ao INPI”, declarou.
O workshop contou com o apoio da Sudene, do SEBRAE PE, do Banco do Nordeste, da AD Diper e do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).
ESPECIAL - Veja a série de reportagens especiais que a Agência CNI de Notícias fez sobre Indicação Geográfica.