Micro e pequenas empresas precisam de incentivos ao crescimento, diz presidente da FIERN

As micro e pequenas empresas merecem o respeito do tamanho do que representam para o Brasil

"Vamos defender um tratamento diferenciado para essas empresas" - Amaro Sales

As micro e pequenas empresas merecem o respeito do tamanho do que representam para o Brasil. Correspondem a 99% dos negócios do país, são responsáveis por 60% dos 94 milhões de empregos e representam 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, disse o empresário Amaro Sales ao assumir o Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem) da CNI, na sede da instituição em Brasília, na segunda-feira (26).

Sales também preside a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e assume o lugar antes ocupado por Lucas Izoton, presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), que deixa o cargo após nove anos a frente do COMPEM. Durante seu mandato, Lucas trabalhou pela aprovação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e pela criação do Super Simples Nacional. E deixou um mantra a ser perseguido - Pense nas Pequenas Primeiro - uma referência ao projeto da União Europeia, Think Small First, em que incentivos setoriais ou mudanças tributárias devem ser analisados conforme o impacto no segmento.

Segundo o novo presidente, seus desafios são grandes. Primeiro, ele quer dar visibilidade aos grandes números do setor. "Temos que mostrar a importância das micro e pequenas para a economia e para a sociedade", diz Sales. Depois, aplicar, na prática, o conceito Pense nas Pequenas Primeiro e estimular a inclusão dos pequenos negócios nas cadeias globais de valor. "Vamos defender um tratamento diferenciado, mas não é de coitadinho, porque pagamos impostos e cumprimos com nossos compromissos. Mas as micro e pequenas não podem ser tratadas como as grandes", afirma Sales.

Relacionadas

Leia mais

CNI defende mudanças no Estatuto da Micro e Pequena Empresa
5 coisas que micros e pequenas empresas precisam saber sobre Propriedade Intelectual
Governo pretende concluir medidas micro e avançar mais

Comentários