CNI lança boletim para ajudar micros e pequenas indústrias a enfrentar a crise

Primeira edição do Recupera MPMIndústria traz as medidas adotadas pelo governo e pela CNI com foco na sobrevivência da empresas e manutenção dos empregos

Em meio à crise econômica gerada pelo coronavírus, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou o informativo Recupera MPMIndústria, com informações para ajudar os empresários a manterem seus negócios e preservarem, ao máximo possível, os empregos. A primeira edição do documento apresentou as ações adotadas pela CNI bem como as medidas provisórias editadas pelo governo em apoio ao setor produtivo. Na segunda edição, informações sobre a MP 944, que institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, e a suspensão do ICMS e ISS para micro e pequenas empresas inscritas no Simples. 

“Para superar a crise do coronavírus, além das medidas do governo, que são absolutamente necessárias, as empresas têm um desafio de gestão também. É fundamental ter informações e orientação adequadas”, comentou o gerente-executivo de Política Industrial da CNI, João Emilio Gonçalves. Ele destaca o empenho da CNI em dar o suporte necessário para as micro, pequenas e médias empresas superarem a crise.   

Última edição traz informações suspensão do ICMS e ISS para micro e pequenas empresas no Simples

A segunda edição do Recupera MPMIndústria detalha a Resolução nº 154 do Comitê Gestor do Simples Nacional, que posterga por 90 dias o prazo de recolhimento do ICMS e ISS apurados no Simples Nacional. Desta forma, as cobranças com vencimento original em 20/04, por exemplo, para a vencer em 20/10. Outra informação relevante que os micro e pequenos empresários podem encontrar na segunda edição do boletim diz respeito à MP 944, que institui o Programa Emergencial de Suporte a Empregos com uma linha de crédito especial exclusiva para folha de pagamento de empresas com receita bruta anual superior a R$ 360 mil e igual ou iferior a R$ 10 milhões. 

Na primeira edição do Recupera MPMIndústria, há informações sobre a Medida Provisória 936/2020, que altera as relações de trabalho durante a crise da Covid-19 para permitir a redução da jornada de trabalho em até 70% com a diminuição proporcional do salário por até 90 dias. Durante esse período o trabalhador vai receber do governo o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda para minimizar o impacto financeiro. O informativo também trata da MP 931, que dispõem sobre a extensão do prazo para a realização de assembleias das S.As, Ltdas. e cooperativas em sete meses. 

Na lista de ações adotadas pela CNI, destaque para a atuação dos Núcleos de Acesso ao Crédito (NAC), presentes em 20 estados, com profissionais aptos a orientar os empresários a captar as linhas de financiamento mais adequadas às necessidades de cada indústria. O informativo destaca ainda o apoio ao projeto de lei do senador Jorginho Mello que institui o Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte que tiverem redução de faturamento em decorrência do estado de calamidade pública em função da pandemia de COVID-19. Além do informativo, na página do NAC no Portal da Indústria, há uma série de publicações com opções de crérito. 
 

Relacionadas

Leia mais

SESI oferece atividades educativas de graça pela internet
SENAI mobiliza a indústria para aumentar fabricação de equipamentos de proteção
Indústrias vão produzir 500 mil máscaras para profissionais de saúde

Comentários