Fiems apresenta Procompi a empresários industriais do Estado

Programa é parceria entre CNI e Sebrae Nacional, com o objetivo de promover o fortalecimento das micro e pequenas indústrias em ações de interesse coletivo

Durante reunião realizada nesta quinta-feira (27/06), no novo bloco da FatecSenai Campo Grande, a Fiems, por meio do IEL, apresentou o Procompi (Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias) para empresários de diversos segmentos industriais do Estado. O Programa, que é uma parceria entre CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Sebrae Nacional, tem como objetivo promover o fortalecimento das micro e pequenas indústrias, priorizando a implementação de ações coletivas.

Na abertura, o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, destacou que o papel do Sistema Fiems é fomentar, de todas as formas, a produção e o avanço tecnológico das indústrias sul-mato-grossenses. "É um projeto que vem dar apoio na capacitação e nas necessidades e demandas dos empresários, por meio da ampliação de sua participação no mercado, elevando a qualidade dos seus produtos", disse. Já o gerente de indústria e projetos estruturantes do Sebrae/MS, Rodrigo Maia, ressaltou a importância da parceria entre Fiems e Sebrae para estimular a busca pela melhoria da competitividade nas indústrias. "Essa parceria leva oportunidades de capacitação para as empresas com a realização de diagnósticos, planejamento estratégico e estabelecimento de prioridades", disse.

A coordenadora do Procompi na CNI, Suzana Squeff Peixoto Silveira, apresentou o Programa e os seus resultados em nível nacional. "Desde 200 pelo menos 341 projetos receberam apoio do Programa, sendo que mais de 60% das empresas aumentaram seu faturamento e 25% reduziram o consumo de energia. São mais de 20 setores industriais beneficiados e mais de 7.400 empresas atendidas", enumerou. Flávia Mazzaro, do CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, também apresentou as propostas de Mato Grosso do Sul aprovadas pelo Comitê Nacional do Procompi e que irão beneficiar os setores da indústria moveleira, panificação e vestuário com ações nas áreas de inovação tecnológica e sustentabilidade. "As ações terão início em agosto deste ano e se estendem até novembro de 2014", afirmou.

O presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, falou da importância da adesão das empresas ao programa. "As ações irão englobar capacitações, consultorias e seminários voltados à implantação de processos inovativos", declarou. Para a gerente da Vivyan Stone Lingerie, Karla Cânepa, a apresentação do programa é tudo o que as indústrias buscam, já que melhora a capacidade gerencial em todos os aspectos. "Esse diagnóstico servirá para identificar os erros que estamos cometendo no dia a dia da empresa, mas que não estamos conseguindo visualizar", avaliou.

Relacionadas

Leia mais

Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais
Procompi abre segunda chamada para projetos de empresas industriais
Programa da CNI e do Sebrae, Procompi é destaque no Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Comentários