Qualificação, vagas e programas educativos. Assim foi a semana das federações da indústria. Confira os destaques:
SENAI-AP inicia a primeira turma do programa de Aprendizagem Industrial em Afuá
O SENAI Amapá iniciou, nesta semana, a primeira turma de Aprendizagem Industrial no município de Afuá, no Pará. A iniciativa é uma parceria da instituição e da empresa EMAPA, na qual 13 jovens entre 14 e 24 anos vão ter a oportunidade de sonhar com uma qualificação de qualidade e uma vaga no mercado de trabalho.
A cidade enfrenta desafios logísticos significativos devido à sua localização distante da capital do estado vizinho. Por isso, O SENAI do Amapá superou as barreiras para atender a demanda por capacitação na região. Muito mais que cumprir a Lei nº 10.097/2000, mais conhecida como Lei da Aprendizagem, essa é a oportunidade para os jovens ribeirinhos terem futuros promissores.
Conhecida como Veneza da Amazônia, a cidade de Afuá, no Pará, localiza-se em uma região de várzea e por isso, toda a cidade é suspensa em palafitas. Está distante apenas 84 quilômetros da capital mais próxima que é Macapá, no estado Amapá e 320 quilômetros da sua capital Belém. Para saber mais sobre o programa, acesse o site do SENAI-AP.
SENAI-MA tem programação voltada para a Semana Fashion Revolution
Conscientizar sobre questões sociais e ambientais na indústria da moda é um dos principais objetivos da Semana Fashion Revolution, uma campanha global realizada anualmente.
O Serviço de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) abraçou a iniciativa como parceiro desse grande movimento e realiza diversas atividades no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT), no bairro Monte Castelo, que acontece até o dia 24 de abril.
Na programação são realizadas mesas redondas; debates; apresentação do documentário “O Ponto Firme”, que mostra o processo criativo da primeira coleção de roupas do Projeto “Ponto Firme”, coordenado pelo estilista Gustavo Silvestre, e oficinas com os temas de "Bordado Livre" e "Pontos Manuais e Acabamentos".
A intenção é fomentar a transparência, a ética e sustentabilidade em toda a cadeia da produção da moda. Além de ser uma oportunidade para impulsionar mudanças em direção a um modelo de produção que assegure os direitos humanos e cuidados com a natureza. Confira mais detalhes sobre o projeto no site da FIEMA.
Alunos SESI-SENAI-IEL são medalhistas em Olimpíada de Matemática Mirim
Duas medalhas de ouro, seis de prata e cinco de bronze. Estes foram os resultados da participação dos alunos das unidades SESI-SENAI-IEL Lagoa (Porto Velho) e SESI Nova Mutum, nas duas fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), edição realizada em dezembro de 2023 e cuja classificação foi emitida pela organização do evento neste mês.
As premiações foram realizadas com entrega de medalhas, certificados e a presença das famílias. Considerada a maior olimpíada científica do país, a OBMEP pretende identificar talentos ainda mais jovens na matemática oriundos das escolas públicas e privadas do país.
A organização lançou, em 2022, a competição científica da área voltada para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, denominada OBMEP Mirim, que conta com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e da B3 Social, sendo realizada também com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para sua realização.
Os alunos Hadassah Emanuelle Pires Lemos e Israel Requiere Ribeiro receberam medalhas de ouro. Dante Reis Calixto Reis; Agatha Falcão da Vera Cruz; Yasmin de Jesus Ramos; Maria Luísa Freitas Gomes; Pedro dos Santos Queiroz; Sophie Araújo Piveta levaram medalhas de prata. Fernanda Mayana Bezerra Assunção; Chystal Emanuelly Lima Moura de Oliveira; Sophie Asllin Oliveira de Moraes; Sophia Paz Melgar; Ellen Beatriz Neri do Nascimento e Wallace Prestes dos Santos, conquistaram medalhas de bronze. Para saber mais, acesse o site da FIERO.
Projeto promove curso para mulheres de Altamira
Proporcionar oportunidades de qualificação profissional para ampliar as chances de emprego e renda para o público feminino é um dos objetivos do Belo Monte Comunidade, projeto de responsabilidade social da Norte Energia, concessionária da usina que, em parceria com o SENAI, promoveu o curso de Assistente de Contabilidade para 21 moradoras de Altamira, no Pará.
Pela primeira vez na região, o curso foi ofertado exclusivamente para mulheres que, com a conclusão da formação, estão aptas a ingressar em uma profissão promissora cuja remuneração pode chegar a R$ 2.135,00.
Desde janeiro, as alunas estavam recebendo capacitação para atuar com lançamentos financeiros, apuração de imposto, relatórios e planilhas, além de controle financeiro para empreender e atuar em diversas frentes no eixo tecnológico, gestão e negócios, num total de 200 horas de aula. Saiba mais sobre como foi a capacitação, no site da FIEPA.
SENAI Camaçari prepara novos laboratórios para capacitação da BYD
O SENAI Camaçari, na Bahia, começou a preparar novos laboratórios multi competências para receber os alunos que serão formados para participar da seleção para atuar na Build Your Dreams (BYD). A adequação dos espaços teve início após uma reunião com lideranças da montadora, que conheceram as instalações da unidade na última semana.
Os laboratórios vão atender os 500 alunos dos quatro cursos iniciais de qualificação profissional promovidos pelo governo do estado, por meio da Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e executados pelo SENAI Bahia. Veja mais sobre a visita, no site da FIEB.
Embaixadores europeus visitam FIEMA
Embaixadores dos estados-membros da União Europeia visitaram, nesta semana, a Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) para conhecerem mais de perto a economia do estado e as oportunidades de negócios, apontadas tanto pela Federação das Indústrias, quanto pelo Governo do Estado.
Aos representantes do bloco, foram apresentados cases nas áreas de energia renovável, cadeias produtivas de grãos, pecuária, avicultura e minerais, indústrias de base florestal, petróleo e gás natural e, o projeto do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA). O presidente da FIEMA, Edilson Baldez, falou das potencialidades do Maranhão para ampliação bilateral do comércio, citando a vantagem logística e a proximidade do Porto do Itaqui com os países europeus.
Durante a visita, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) defendeu que o Acordo Mercosul-União Europeia resultará em mais exportação brasileira com tarifa zero, mais emprego, incentivos para empresas de todos os portes exportarem bens de maior valor agregado, compromisso com a sustentabilidade e promoção de melhorias no ambiente de negócios.
“A CNI tem sido vocal e proativa em defender a conclusão do Acordo com a União Europeia, sem reabertura das negociações concluídas em 2019”, destacou Marcus Silva, analista da Gerência de Comércio e Integração Internacional da CNI.
Silva acrescentou ainda que o acordo é uma ferramenta importante para que mais indústrias maranhenses possam se internacionalizar e isso traria efeitos multiplicadores para a economia. Além do Brasil, integram o Mercosul a Argentina, Paraguai e Uruguai. Confira mais sobre a visita, no site da FIEMA.
425 vagas abertas para cursos gratuitos no SENAI, em Macapá e Santana
O SENAI Amapá abriu processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas em cursos gratuitos de Qualificação Profissional. As ofertas são para Macapá e Santana e as inscrições acontecem nos dias 17 e 18 de abril no site futuro.digital e as aulas estão previstas para começar dia 29 de abril de 2024.
Para concorrer a uma das 425 vagas, o candidato deverá seguir as etapas de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme o edital: Inscrição online e avaliação comportamental em grupo. Todas as etapas dos editais serão publicadas no site do SENAI-AP.
Websérie ‘Um Brasil de Energia’ destaca BRAVO, tecnologia desenvolvida pelo ISI-ER com a Petrobras
A Bravo - Boia Remota de Avaliação de Ventos Offshore – desenvolvida pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) em parceria com a Petrobras, é destaque no sexto e último episódio da websérie “Um Brasil de Energia”, publicado na quarta-feira (17) no canal de YouTube da empresa.
A BRAVO tem capacidade para registrar velocidade e direção dos ventos, variáveis meteorológicas, como pressão atmosférica, temperatura do ar e umidade relativa, além de variáveis oceanográficas, a exemplo de ondas e correntes marítimas. Ela foi lançada a 20km da costa do Rio Grande do Norte, para uma campanha de testes e validação do sistema, no mar de Areia Branca/RN.
O vídeo apresenta a tecnologia como inédita no Brasil e fundamental para a implantação de projetos de energia eólica no mar. As gravações foram realizadas em fevereiro. A apresentação é dos jornalistas Francisco José e Diógenes Dantas. Assita:
Parceria promove inscrições para consultoras da Natura e Avon no programa de EJA
O Instituto Natura, em parceria com o SESI-SP, anunciou o projeto "Reconhecimento dos Saberes", o novo EJA, para as Consultoras de Beleza Natura e Avon. O programa oferecerá oportunidade para consultoras concluírem o Ensino Médio. A ação, válida também para os familiares das consultoras, reflete o compromisso do instituto com a educação e desenvolvimento profissional das consultoras e seus familiares.
Além da oportunidade de concluir o Ensino Médio, a proposta oferece a opção de formação profissionalizante, após a conclusão do programa. As carreiras disponíveis são nas áreas de Recursos Humanos, Coordenador de Produção, Costureiro, entre outras opções.
De acordo com o modelo do novo EJA, oferecido pelo SESI, a metodologia de ensino prioriza as competências que cada aluno precisa desenvolver. Através de um currículo individualizado, que é baseado em itinerários formativos que permitem destacar áreas de interesse, a iniciativa prioriza o protagonismo do estudante durante todo o processo de aprendizagem. As matrículas estarão disponíveis até o dia 23 de abril, por meio do link.
Para mais informações, acesse o site do SESI-SP.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br