Nova certificação da Receita favorece atração de investimentos para o Brasil, avalia CNI

O programa foi lançado nesta quarta-feira (10), em Recife

O Operador Econômico Autorizado (OEA) representa um avanço significativo para a competitividade do Brasil, avalia a Confederação Nacional da Indústria . A CNI entende que a implementação do OEA diminuirá o tempo de despacho aduaneiro em portos brasileiros, facilitará a projeção de produtos brasileiros no mercado internacional e dará agilidade e previsibilidade às empresas certificadas. Com isso, vai favorecer a atração de investimentos para o país. O programa foi lançado nesta quarta-feira (10), em Recife, pela Receita Federal.

Atualmente, mais de 60 países já possuem programas de OEA, entre eles Estados Unidos e os países da União Europeia. Dessa forma, a grande vantagem para os exportadores brasileiros surgirá quando o Brasil firmar acordos de reconhecimento mútuo com seus principais parceiros. Assim, as aduanas de outros países passarão a reconhecer o programa do Brasil e darão às mercadorias brasileiras o mesmo tratamento preferencial que dispensam aos produtos nacionais.

"São ações como essa que vão permitir que os nossos produtos voltem a ter competitividade. O nível de segurança e confiabilidade entre setor privado e aduanas e entre aduanas de países diferentes reforçarão a imagem do Brasil no comércio internacional", explica a gerente executiva de Negociações Internacionais da CNI, Soraya Rosar. O OEA é uma das ferramentas de facilitação de comércio previstas pela Organização Mundial de Aduanas (OMA) e uma das metas do Pacote de Bali, assinado em dezembro de 2013 durante 9ª Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC).

Relacionadas

Leia mais

Situação do abastecimento de água preocupa para 2015
Acordos para evitar a bitributação aumentarão investimentos brasileiros no exterior, avalia CNI
Brasil precisa de celeridade em procedimentos de importação e exportação, afirma diretor da CNI

Comentários