Empresários definem grupos de trabalho para acelerar integração das Américas

Empresas como GE, Dow, Pepsico, Procter & Gamble, Dell e Monsanto, e instituições como CNI e BID integram o processo

Cerca de 35 empresários de diversos setores e países definiram nove grupos para trabalharem temas importantes para a integração de negócios entre os países das Américas. Representantes de empresas como GE, Dow, Pepsico, Procter & Gamble, Dell e Monsanto, e de instituições como a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), definiram os temas prioritários para aumentar a integração regional e quem participará de qual grupo. As definições foram feitas nesta quarta-feira (26), em reunião do Americas Business Dialogue, no escritório da CNI em São Paulo.
 

Os empresários definiram a energia elétrica e a conectividade, que engloba transportes, logística e tecnologia da informação, como os temas prioritários. “Energia é o tema que afeta a todos os países e as empresas têm algo a contribuir nessa discussão”, afirmou Matt Rooney, da UBCC. “Como em outros temas, a energia tem áreas de grande riqueza e outras de grande carência. Podemos usar nossa experiência e o diálogo com os governos para melhorar a estrutura de onde há carência para aumentar a integração”, disse Adriana Machado, vice-presidente de Assuntos Governamentais e Políticas Públicas da GE para América Latina.

Para Carlos Eduardo Abijaodi, diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, a integração logística e de infraestrutura entre os países das Américas é fundamental para o desenvolvimento do comércio internacional e o desenvolvimento econômico e social. “Sem integração logística e sem infraestrutura de telecomunicações, por exemplo, não é possível melhorar as relações comerciais com os países vizinhos e entre eles. É preciso avançar em ferrovias internacionais, portos e rede de telecomunicações”, defendeu Abijaodi.

Entre os nove grupos definidos estão: energia, conectividade (transportes, logística e tecnologia da informação), integração (de serviços e investimento), regulação e facilitação do comércio. Os demais são capital humano e inovação, recursos naturais, desenvolvimento social e finanças.

Os representantes das empresas e instituições já definiram de quais grupos participarão e quais os próximos passos. As recomendações dos nove grupos de trabalho serão encaminhadas para os líderes do CEO Summit of the Americas, que se reunirão no Panamá em 2015.

Relacionadas

Leia mais

Integração das américas depende da liderança dos Estados Unidos e do Brasil, diz Deborah Wince-Smith
Acordo com Mercosul é compromisso com abertura comercial
Brasil à frente do Mercosul deve manter prioridade ao comércio, diz CNI

Comentários