Trabalhadora-atleta supera ansiedade com o vôlei de praia

Roselita Machado conta como o esporte ajudou a superar doenças como rinite alérgica e até síndrome de ansiedade

Roselita (de boné azul, no 1º lugar do pódio) conta que melhorou da rinite com ajuda do esporte

Roselita Machado, da Artrel, de Minas Gerais, conquistou, com sua equipe, o tricampeonato de vôlei de praia nos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. No entanto a vitória, segundo ela, vai muito além. Ela conta que antes de começar a praticar o esporte sofria de doenças como rinite alérgica e até síndrome de ansiedade. "Era horrível. Eu não conseguia dormir em outro lugar que não fosse minha casa, porque tudo, desde o travesseiro até o próprio ar, atacava minha rinite. Além disso, eu ficava ansiosa com tudo. Era muito nervosa em qualquer situação".

Segundo Roselita, hoje sua vida é muito diferente. "O esporte me ensinou, acima de tudo, que somos nós que devemos nos adequar ao ambiente e não o contrário. Hoje, se eu colocar um lençol no chão e me deitar, durmo tranquilamente. Não tenho mais rinite e muito menos sofro de ansiedade. Posso dizer que o esporte me curou e devo minha qualidade de vida toda a ele", garante.

Há sete anos nos Jogos do SESI e com todos estes benefícios, o vôlei entrou na vida de Roselita como simples brincadeira, que acabou ajudando também no rendimento da empresa. "Tudo melhorou para todos. O esporte trabalha a disciplina e o comprometimento das pessoas e a empresa. Nossos números evoluíram bastante e é por isso que nos preparamos e damos uma atenção grande ao esporte. Afinal, estamos em uma engrenagem e se o trabalhador está bem, o trabalho vai bem, a empresa vai bem e a economia do nosso setor também. No final, todos ganham", diz.

No jogo, Roselita exerceu seu espírito de comando e, depois de já ter disputado dois mundias, sendo um na Estônia e outro na Bulgária, onde alcançou a medalha de bronze, irá se preparar para mais uma viagem. "Agora, vamos rumo à Itália e se Deus quiser voltaremos com medalha outra vez", explica.

OS JOGOS - Mais de 1.200 atletas de 200 empresas de todo o país participam da 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI, em Belém. As provas, em dez modalidades, foram realizadas entre os dia 10 e 14 de setembro no SESI Almirante Barroso, SESI Ananindeua e no Estádio Olímpico do Pará. Acompanhe todas as notícias sobre os Jogos Nacionais do SESI na página da competição. Acesse as fotos no Flickr

Relacionadas

Leia mais

Delegação paraense terá 22 atletas nos Jogos Nacionais do SESI 2014
Jogos Nacionais do SESI mostram a importância de investir na qualidade de vida do trabalhador
Delegação do Estado vai participar dos Jogos Nacionais do Sesi no Rio

Comentários