Jogos Nacionais do SESI mostram a importância de investir na qualidade de vida do trabalhador

Atenção à saúde do trabalhador demonstra o quanto as indústrias estão atentas ao bem-estar de seus funcionários

Ter profissionais motivados é um dos fatores primordiais para o sucesso de qualquer empresa. Apostar na qualidade de vida tem sido uma constante nesse mundo cada vez mais competitivo, afinal, a busca por resultados de excelência, mesclados à atenção para a saúde do trabalhador são diferenciais significativos que demonstram o quanto as indústrias estão atentas ao bem estar dos trabalhadores. E os Jogos Nacionais do SESI mostram como pessoas mais bem condicionadas fisicamente também são mais produtivas no trabalho.

Uma das formas de se investir na qualidade de vida das pessoas é incentivar a prática esportiva, em modalidades como natação, caminhadas e atividades em grupo, como vôlei e futebol. Em pesquisa realizada pelo Colégio Americano de Medicina Esportiva, constatou-se que a prática de atividades físicas melhora o desempenho do trabalhador, pois o corpo consegue oxigenar melhor o ar e aumentar a comunicação entre as células nervosas, deixando o ser humano mais atento e com raciocínio mais rápido. “A prática esportiva é importante também para o bem estar. Melhora o relacionamento entre as pessoas, as condições de saúde e isso tudo tem resultados diretos na qualidade de vida”, explica o gerente de Cultura, Esporte e Lazer do SESI Pará, Éder Palheta.

Combater o sedentarismo também é um desafio para as indústrias brasileiras. Em 2013, a revista médica Lancet divulgou dados revelando que 13,2% das mortes no Brasil são ligadas ao mal do sedentarismo e que a inatividade pode provocar casos como diabetes e doenças cardíacas. “A pessoa que pratica exercícios, de um modo geral, aumenta sua capacidade de defesa imunológica, proporcionando uma melhor condição de vida, obtendo melhores resultados também no ambiente de trabalho”, conclui o gerente.

ORIENTAÇÕES - Para a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma das soluções mais eficazes para evitar o sedentarismo é praticar ao menos 30 minutos de atividades físicas diariamente. Com essa ação o indivíduo pode ter ganhos significativos na execução de suas tarefas. Porém, devido à falta de tempo - característica da época atual - uma dica positiva pode ser a mudança de alguns hábitos, como diminuir a ingestão de comidas gordurosas e inserir atividades simples no cotidiano, como subir escadas, por exemplo.

Relacionadas

Leia mais

Cinco indústrias do Piauí disputam Jogos do SESI
Belém recebe a 10ª edição dos Jogos Nacionais do SESI entre os dias 10 e 14 de setembro
Trabalhador-atleta se prepara para a fase nacional dos Jogos do Sesi em Belém

Comentários