Longen garante suporte da Fiems na implantação de Complexo da Borracha

Presidente da Fiems, Sérgio Longen, garantiu todo o suporte necessário por parte do Sesi e Senai para a implantação do projeto pioneiro no Brasil que será instalado no município de Cassilândia e tem expectativa de gerar mais de cinco mil empregos

Durante a cerimônia de lançamento do Complexo da Borracha Natural nesta quinta-feira (09/08) em Cassilândia (MS) pela Cautex Florestal, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, garantiu todo o suporte necessário por parte do Sesi e Senai para a implantação do projeto pioneiro no Brasil que será instalado no município sul-mato-grossense e tem expectativa de gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. “O setor industrial está em processo de diversificação em Mato Grosso do Sul”, confirmou.

Sérgio Longen garantiu que o Senai vai oferecer o acompanhamento para identificar o perfil da mão de obra demandada para atuar no Complexo da Borracha e vai disponibilizar o curso de operador de máquinas já no centro de formação profissional que será implantado dentro do Complexo a partir de outubro deste ano e onde também serão oferecidos os cursos de enxertista, tratorista, sangradores, supervisor de sangria e gerente de produção.

Além disso, a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em construção na cidade de Cassilândia ficará à disposição dos operários do Complexo da Borracha. A unidade de Cassilândia terá uma sala de aula para os cursos da modalidade EaD (Educação a Distância) do Programa de Educação Continuada do Sesi, bem como dos cursos a distância do Senai, além de um estacionamento amplo para receber as unidades móveis do Sesi e Senai para o oferecimento de cursos de qualificação profissional.

Projeto singular

A vice-governadora Simone Tebet destaca que o Complexo da Borracha Natural é um projeto que conquistou o Governo do Estado desde quando foi apresentado em dezembro do ano passado. “Trata-se de um projeto singular, diferente de tudo que o Estado já teve ou tem. Ele deve absorver a mão de obra de Cassilândia e região, além de outros Estados, se ainda tiver demanda”, explicou.

Para o presidente da Famasul e do conselho deliberativo do Sebrae/MS, Eduardo Riedel, o Complexo da Borracha torna-se realidade graças aos parceiros envolvidos. “O plantio de florestas e a agroindústria são duas atividades que só trazem riqueza para o Estado”, avaliou. Já o diretor da Cautex Florestal, Getúlio Ferreira Júnior, ressalta que o projeto é uma conquista por parte dos 90 investidores envolvidos. “O nosso principal gargalo para a instalação desse complexo é a falta de mão de obra e por isso foram criadas estratégicas para buscar na região esses trabalhadores”, disse.

Complexo

Atualmente, a Cautex possui mais de 5 milhões de seringueiras plantadas em 5 Estados, sendo que mais de 3,3 milhões estão em cidades do Mato Grosso do Sul. Até 2016, a meta da empresa é alcançar um número de 20 milhões de seringueiras plantadas, em uma área de 40 mil hectares, volume suficiente para dar viabilidade ao complexo. As obras para construção do viveiro, usina de beneficiamento, centro de treinamento e agrovila devem ser iniciadas ainda neste ano, enquanto em 2014 será dado início ao parque transformador da borracha natural.

Hoje, Mato Grosso do Sul tem 12 mil hectares plantados com seringueira nas regiões nordeste, norte e central, totalizando 8 milhões de pés plantados, entretanto, Getúlio Ferreira prevê que o Estado alcance 3,3 milhões de hectares plantados até 2016, tornando-se o 1º em área plantada no País, ficando à frente de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais até 2016. “Além disso, até 2016, o Complexo terá 20 milhões de pés plantados, que, até 2023, estarão em produção”, previu.

Relacionadas

Leia mais

Indústria da borracha no RS ganhará cartilha sobre segurança no trabalho
Acadêmicos lotam auditório da UCDB para palestra de Longen sobre logística
Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais

Comentários