Longen anuncia para Corumbá mais 12 mil vagas gratuitas e ampliação do Senai

O objetivo é atender a demanda das indústrias por mão de obra qualificada

Durante reunião realizada nesta segunda-feira (28/10) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, o oferecimento de mais 12 mil vagas gratuitas em cursos de formação profissional e a ampliação da unidade do Senai no município para atender a demanda das indústrias por mão de obra qualificada. "Apenas neste ano vamos fechar com o oferecimento de 10.118 vagas gratuitas em cursos de formação profissional, das quais 9.530 já foram disponibilizadas até outubro e as outras 588 vagas restantes serão abertas até dezembro, cumprindo o acordo firmado com a Prefeitura", informou.

Sérgio Longen destacou ainda que já estão em processo de instalação duas salas de aula móveis do Programa Senai Educa para o oferecimento dos cursos gratuitos de agente ambiental de resíduos sólidos, auxiliar de recursos humanos, operador de mina e auxiliar administrativo. "O deslocamento desses containers para Corumbá é para ampliar a oferta de cursos na cidade, onde a demanda por profissionais qualificados não para de aumentar. Por isso, para 2014, vamos ampliar em 20% a oferta de vagas na comparação com as oferecidas neste ano, chegando a 12 mil vagas", detalhou.

Ele anunciou também o investimento de cerca de R$ 3 milhões na ampliação da sede do Senai de Corumbá para abrigar novos cursos nas áreas de mecânica diesel e construção civil. "Neste mês de novembro, vamos até o município assinar a ordem de serviço para a construção de um novo bloco, que abrigará 9 novas salas de aula, uma oficina de mecânica diesel e oficinas de construção civil. Com essa nova infraestrutura, será possível disponibilizar novos cursos para atender a demanda das indústrias locais", ressaltou, referindo-se aos cursos de mecânica de manutenção de máquinas pesadas para a mineração e edificações.

Para o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, os investimentos anunciados pelo presidente da Fiems são fundamentais para o momento vivenciado atualmente pelo município. "Pregamos durante todo o processo eleitoral, o compromisso de trabalhar em parcerias, seja com o Governo Federal ou do Estado, seja com entidades importantes para Mato Grosso do Sul, como a Fiems, na busca pelo desenvolvimento de Corumbá. Por isso, essas informações repassadas pelo presidente Sérgio Longen demonstram que estamos cumprindo o que foi prometido na campanha", declarou.

Paulo Duarte acrescenta que o anúncio feito por Sérgio Longen de encerrar o ano de 2013 com mais de 10 mil vagas gratuitas em cursos de formação profissional e a abertura de mais 12 mil vagas para o próximo ano reforçam a importância da união entre o Sistema Fiems e a Prefeitura de Corumbá. "Corumbá nunca teve uma parceria tão forte como essa em benefício da população", garantiu.

Ele também fez questão de destacar o anúncio de ampliação da unidade do Senai de Corumbá para agregar novos cursos que não eram oferecidos na cidade devido à limitação da infraestrutura atual e ainda a instalação de duas salas de aula móveis. "Esses dois containers salas de aula vão popularizar ainda mais a qualificação profissional oferecida pelo Senai, levando os cursos até os bairros mais distantes da cidade. Dessa forma, a Fiems vai possibilitar que mais pessoas possam ter acesso à formação profissional, pois hoje muitos têm dificuldades para chegar até a sede do Senai. Uma cidade não cresce se não tiver qualificação profissional, apenas se capacitando é que as pessoas poderão conquistar uma vaga no mercado de trabalho", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
SENAI apresenta soluções inovadoras para uso racional e sustentável da água
Fugindo de terremoto, refugiados do Haiti são qualificados pelo SENAI e garantem emprego

Comentários