Fiems sedia assembleia nacional das indústrias cerâmicas

Ao recepcionar os presidentes dos sindicatos das indústrias cerâmicas de todo o País, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância do encontro como para a elaboração de propostas que busquem o desenvolvimento da atividade industrial

Na véspera da abertura do 41º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que será realizado de 15 a 17 de agosto no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), a Fiems sediou, nesta terça-feira (14/08), no Edifício Casa da Indústria, a assembleia geral da Anicer (Associação Nacional da Indústria Cerâmica) para discutir assuntos de interesse das indústrias do segmento no Brasil. Ao recepcionar os presidentes dos sindicatos das indústrias cerâmicas de todo o País, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou a importância de encontros como os de hoje para a elaboração de propostas que busquem o desenvolvimento da atividade industrial.

“Essa assembleia geral promovida pela Anicer serve para discutir pontos de grande relevância para a indústria cerâmica estadual e nacional. Nessa reunião de hoje, os representantes dos sindicatos de todo o País devem definir boas propostas no sentido de alavancar ainda mais esse importante segmento do setor industrial”, avaliou Sérgio Longen, agradecendo a presença dos empresários em Mato Grosso do Sul. Ele ressaltou ainda a disposição do Sesi e do Senai em atender às indústrias cerâmicas do Estado com serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, qualificação profissional, técnica e tecnológica.

Já o presidente da Anicer, Luis Carlos Barbosa Lima, ressaltou que a Fiems tem um papel fundamental no apoio às indústrias cerâmicas de Mato Grosso do Sul. “A participação da Federação é fundamental porque essa é a nossa casa, nos sentimos bem aqui e começamos a perceber que a pequena indústria se faz presente e também compreendendo o conceito de que a casa é nossa. Queremos agradecer todo o apoio que a Fiems está nos dando”, disse.

Para o presidente do Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), Natel Henrique Farias de Moraes, os empresários sul-mato-grossenses sentem-se honrados com a realização do Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha e também da assembleia geral da Anicer. “Esses são motivos de muito orgulho para nós, pois reunimos presidentes de sindicatos de todo o País, principalmente, em um momento em que o foco da cerâmica vermelha está em Mato Grosso do Sul discutindo problemas do Brasil inteiro. Isso mostra a força do segmento tanto aqui no Estado, quanto em todo o Brasil”, disse.

O evento

De acordo com o presidente do Sindicer/MS, o encontro nacional chega a 41ª edição com uma programação completa com clínicas tecnológicas que tratam de pontos cruciais do processo produtivo, fóruns que trazem temas estratégicos para a cerâmica vermelha, além da 15ª ExpoAnicer, que apresenta soluções completas e tecnologia de ponta para o ceramista. Ele informa que a expectativa é de reunir aproximadamente 5 mil empresários de todo o Brasil. “A realização do evento em Campo Grande confirma a importância do segmento no Estado, pois o encontro será um divisor de águas e a oportunidade de mostrarmos que a indústria cerâmica ocupa lugar de destaque em Mato Grosso do Sul. Além disso, poderemos destacar a tecnologia que envolve o setor e as nossas inovações”, disse.

Já o presidente da Anicer, Luís Lima, explica que a realização do encontro nacional em Campo Grande significa cumprir uma obrigação com o segmento cerâmico sul-mato-grossense. “É nossa deve trazer esse evento para Mato Grosso do Sul, pois vocês desenvolvem um excelente trabalho, estando no caminho certo. Na nossa avaliação, é sempre importante destacar que só prevalece quem tem qualidade e vocês têm muita. Tenho certeza de que no fim do evento poderei dizer que foi um dos melhores encontros já promovidos pela Anicer”, declarou, completando que a Anicer escolheu a Capital como local para o encontro após visitas técnicas feitas à cidade e nas quais foram analisadas a infraestrutura, a hotelaria, o espaço para o evento, entre outras necessidades.

No primeiro dia de evento, quarta-feira (15/08), estão previstas duas clínicas com os temas “Inovação - A Chave para a Competitividade” e “Influência da Preparação de Massa no Processo e no Produto Final de Cerâmica Vermelha”, enquanto no segundo dia, quinta-feira (16/08), tem duas clínicas com os temas “Cuidados na Conformação de Produtos e as Melhores Práticas de Secagem e Queima” e “Casos de Sucesso na Indústria de Cerâmica Vermelha” e, no terceiro dia, sexta-feira (17/08), tem as duas últimas clínicas com os temas “Ecoinovação e Ecodesingn na Indústria Portuguesa” e “Mercado e Inovação”.

Também durante o 41º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha serão promovidos os fóruns “Avaliação do Ciclo de Vida e Norma de Desempenho”, no dia 16 de agosto, e “O Desenvolvimento Sustentável e a História no Século 21”, no dia 17 de agosto, além da entrega do Prêmio Jovem Ceramista, no dia 15 de agosto. No sábado (18/08), último dia do evento, estão previstas visitas técnicas, que começarão às 7 horas, enquanto, às 20 horas, será realizada a solenidade de encerramento com a entrega do Prêmio João de Barro para os nomes que se destacam na indústria da cerâmica vermelha no País.

Relacionadas

Leia mais

Desempenho da produção e do emprego confirma a recuperação da atividade industrial, revela CNI
Expocever traz novas tecnologias à cerâmica vermelha
Senai vai expor flexímetro no Encontro Nacional da Cerâmica Vermelha

Comentários