Senai vai expor flexímetro no Encontro Nacional da Cerâmica Vermelha

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho de Alencar, a exposição do equipamento contribuirá na divulgação dos serviços técnicos e tecnológicos do LabSenai Cerâmica para os empresários do segmento

Durante o 41º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, que será realizado pela Anicer (Associação Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha) e Sindicer/MS (Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Mato Grosso do Sul), de 15 a 18 de agosto, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), o Senai vai expor o flexímetro, instrumento utilizado para calcular a resistência de peças cerâmicas e que virá do LabSenai Cerâmica, de Rio Verde (MS), onde serve para testar a durabilidade da argila antes e depois da queima.

Segundo a assessora de cooperação e projetos especiais do Senai, Ilana Coutinho de Alencar, a exposição do equipamento contribuirá na divulgação dos serviços técnicos e tecnológicos do LabSenai Cerâmica para os empresários do segmento industrial de cerâmica vermelha. “O LabSenai Cerâmica é o único na Região Centro-Oeste com certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que possibilita aumentar a competitividade das indústrias, além de possibilitar o atendimento de outros Estados”, disse.

O gerente do CetecSenai Rio Verde, Valter Costa de Almeida, reforça que o trabalho diferenciado oferecido pelo LabSenai Cerâmica tem contribui para promover, gradativamente, a melhoria dos produtos cerâmicos feitos no Estado e região. “As indústrias cerâmicas estão procurando, cada vez mais, obter um produto melhor e, dessa forma, buscam os serviços do LabSenai Cerâmica. O processo de acreditação do laboratório pelo Inmetro aumentou o escopo de atendimento para telhas cerâmicas, permitindo a emissão de relatórios com a logomarca do Instituto e, consequentemente, destacando que o serviço prestado foi realizado com excelência e padrão de qualidade”, pontuou.

Além da acreditação recente para telhas cerâmicas, ocorrida no ano passado, o LabSenai Cerâmica já é acreditado desde 2008 no escopo de blocos cerâmicos, possuindo também na infraestrutura os laboratórios de ensaios químicos e de matéria-prima. O gerente lembra ainda que, com o Centro de Apoio Técnico e Tecnológico para Atividade Artesanal e Design em Cerâmica do CetecSenai Rio Verde, é possível desenvolver todos os trabalhos de uma indústria, desde a preparação da argila até o processo de queima e secagem.

Ele reforça que, além do LabSenai Cerâmica, também integram a infraestrutura do Centro Técnico e Tecnológico os laboratórios de matéria-prima, de ensaios químicos e de ensaios de produtos e uma unidade móvel para buscar amostras nas empresas e também nas minas de argila para fazer as análises necessárias. “Com toda essa estrutura, o CetecSenai Rio Verde oferece todo o apoio ao APL (Arranjo Produtivo Local) Terra Cozida, incluindo a qualificação da mão de obra para atender o segmento”, pontuou.

O evento

De acordo com o presidente do Sindicer/MS, Natel Henrique Farias de Moraes, o encontro nacional chega a 41ª edição com uma programação completa com clínicas tecnológicas que tratam de pontos cruciais do processo produtivo, fóruns que trazem temas estratégicos para a cerâmica vermelha, além da 15ª ExpoAnicer, que apresenta soluções completas e tecnologia de ponta para o ceramista. Ele informa que a expectativa é de reunir aproximadamente 5 mil empresários de todo o Brasil. “A realização do evento em Campo Grande confirma a importância do segmento no Estado, pois o encontro será um divisor de águas e a oportunidade de mostrarmos que a indústria cerâmica ocupa lugar de destaque em Mato Grosso do Sul. Além disso, poderemos destacar a tecnologia que envolve o setor e as nossas inovações”, disse.

Já o presidente da Anicer, Luís Lima, explica que a realização do encontro nacional em Campo Grande significa cumprir uma obrigação com o segmento cerâmico sul-mato-grossense. “É nossa deve trazer esse evento para Mato Grosso do Sul, pois vocês desenvolvem um excelente trabalho, estando no caminho certo. Na nossa avaliação, é sempre importante destacar que só prevalece quem tem qualidade e vocês têm muita. Tenho certeza de que no fim do evento poderei dizer que foi um dos melhores encontros já promovidos pela Anicer”, declarou, completando que a Anicer escolheu a Capital como local para o encontro após visitas técnicas feitas à cidade e nas quais foram analisadas a infraestrutura, a hotelaria, o espaço para o evento, entre outras necessidades.

No primeiro dia de evento, quarta-feira (15/08), estão previstas duas clínicas com os temas “Inovação - A Chave para a Competitividade” e “Influência da Preparação de Massa no Processo e no Produto Final de Cerâmica Vermelha”, enquanto no segundo dia, quinta-feira (16/08), tem duas clínicas com os temas “Cuidados na Conformação de Produtos e as Melhores Práticas de Secagem e Queima” e “Casos de Sucesso na Indústria de Cerâmica Vermelha” e, no terceiro dia, sexta-feira (17/08), tem as duas últimas clínicas com os temas “Ecoinovação e Ecodesingn na Indústria Portuguesa” e “Mercado e Inovação”.

Também durante o 41º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha serão promovidos os fóruns “Avaliação do Ciclo de Vida e Norma de Desempenho”, no dia 16 de agosto, e “O Desenvolvimento Sustentável e a História no Século 21”, no dia 17 de agosto, além da entrega do Prêmio Jovem Ceramista, no dia 15 de agosto. No sábado (18/08), último dia de evento, estão previstas visitas técnicas, que começarão às 7 horas, enquanto, às 20 horas, será realizada a solenidade de encerramento com a entrega do Prêmio João de Barro para os nomes que se destacam na indústria da cerâmica vermelha no País.

Relacionadas

Leia mais

Expocever traz novas tecnologias à cerâmica vermelha
LabSenai Cerâmica passa por auditoria interna para manter qualidade
LabSenai Cerâmica faz estudo inédito da qualidade da areia do norte do Estado

Comentários