Setor Elétrico Brasileiro

O setor elétrico traz diferentes etapas e divisões, entre geração, transmissão, distribuição e comercialização

No Brasil, o setor elétrico está dividido em: geração, transmissão, distribuição e comercialização.

  • Geração: é o segmento da indústria de eletricidade responsável por produzir energia elétrica e injetá-la nos sistemas de transporte (transmissão e distribuição) para que chegue aos consumidores. No Brasil, o segmento de geração é bastante diversificado, contando com mais de 10.964 empreendimentos geradores considerando todas as fontes e capacidades. 
  • Transmissão: é o segmento que transporta grandes quantidades de energia provenientes das usinas geradoras. A transmissão é responsável por entregar a energia às distribuidoras. O Brasil conta com 156 concessionárias de transmissão. 
  • Distribuição: recebe a energia do sistema de transmissão e a distribui no varejo para consumidores. Existem no Brasil 131 concessionárias, permissionárias e cooperativas de distribuição de energia elétrica. 
  • Comercialização: As empresas comercializadoras compram energia por meio de contratos bilaterais no ambiente livre, podendo revender esta energia aos consumidores livres, especiais ou a outros comercializadores. Também podem revender aos distribuidores, neste caso apenas nos leilões do ambiente regulado. 

Setor elétrico brasileiro 13 Sistema Interligado Nacional (SIN) O SIN é uma grande rede que se estende por boa parte do País congregando sistemas de geração e uma malha de transmissão de energia elétrica. Está divido em 4 subsistemas: Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste, Sul e Norte.

Instituições e organização do setor elétrico brasileiro O organograma a seguir apresenta a governança e a organização do setor elétrico nacional.

Relacionadas

Leia mais

SENAI e CTG Brasil inauguram habitat de inovação em energia limpa no Rio Grande do Norte
SENAI terá dez novas escolas técnicas de energia solar com Cooperação Alemã
MP 998 reduz efeitos da pandemia sobre as contas de energia de empresas e do consumidor

Comentários