Dia D: ação em todo país promove vacinação de trabalhadores da indústria

Campanha prevê imunizar cerca de 21 mil trabalhadores; mobilização acontece em 25 estados e no Distrito Federal

A ação ofereceu doses contra influenza (gripe), febre amarela, hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dT Adulto (difteria e tétano). Foto: Gilberto Sousa/CNI

A vacinação saiu dos postos de saúde e chegou à linha de produção. Em uma mobilização nacional realizada nesta sexta-feira (15), o Serviço Social da Indústria (SESI), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) e governos locais, levou imunização para trabalhadores da indústria em 25 estados e no Distrito Federal. A expectativa é vacinar cerca de 21 mil trabalhadores em todo o país ao longo do dia. 

A mobilização faz parte do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o SESI, CN-SESI e o Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal entre trabalhadores da indústria e fortalecer ações de prevenção nos ambientes de trabalho. Em 2025, mais de 1 milhão de trabalhadores foram vacinados pela instituição em todo o Brasil. 

No Distrito Federal, a mobilização aconteceu na PaneBras, em Santa Maria. A indústria, que possui mais de 800 funcionários e atua na produção e distribuição de pães e massas congeladas, recebeu ao longo do dia equipes de saúde que ofereceram vacinação e serviços de prevenção e promoção da saúde dentro do ambiente de trabalho. 

Durante a ação, os trabalhadores puderam atualizar a caderneta vacinal com doses contra influenza (gripe), febre amarela, hepatite B, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e dT Adulto (difteria e tétano). Também foram realizados atendimentos de aferição de pressão arterial e avaliação de bioimpedância. 

O diretor superintendente do SESI, Paulo Mol, destacou que a vacinação dos trabalhadores é uma das principais frentes de atuação da instituição. 

“Esse é um compromisso que incentivamos fortemente entre os empresários da indústria: cuidar da saúde dos trabalhadores e garantir a vacinação dentro dos ambientes do trabalho. Essa é uma das missões mais importantes do SESI, promover a saúde integral do trabalhador por meio da prevenção de doenças. É um exemplo muito positivo e estamos muito felizes em participar dessa mobilização de vacinação”, afirmou o diretor do SESI.

Quem também destacou o papel da prevenção e da vacinação no ambiente industrial foi o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Pedro Verano. 

“A vacinação dentro do ambiente industrial facilita o acesso dos trabalhadores e reforça uma cultura de cuidado e prevenção nas empresas. Quando saúde e indústria caminham juntas, todos ganham: o trabalhador, a empresa e a sociedade”, disse. 

Para o subsecretário de Vigilância à Saúde do Distrito Federal, Allex de Melo Moraes, levar a vacinação para dentro das empresas facilita o acesso dos trabalhadores aos serviços de saúde.

“Para a saúde funcionar, não basta apenas o Estado oferecer. É preciso que os trabalhadores se apropriem desse direito à prevenção e ao cuidado”, disse. 

Além de facilitar o acesso às vacinas, a mobilização também ajudou a conscientizar os trabalhadores sobre a importância da atualização da caderneta vacinal e da prevenção de doenças transmissíveis nos ambientes produtivos. 

Prevenção chega à linha de produção 

No Distrito Federal, o fundador e CEO da PaneBras, Jurandir Pizani, acompanhou a vacinação. Para ele o cuidado com a saúde do trabalhador é fundamental e, por isso, o Dia D é tão importante.

"Quando olhamos para outros países onde também temos operações, percebemos como a atenção à saúde da população é tratada de forma estratégica. Essa iniciativa é importante para a empresa, para os trabalhadores e para o país”, afirmou Pizani. 

Entre os trabalhadores vacinados, a praticidade da ação dentro da empresa foi um dos pontos mais destacados. “Não precisei ir até um posto de saúde porque a vacinação veio até nós, e isso facilita muito. Hoje consegui atualizar minha caderneta com as vacinas de hepatite B, febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). Vacinar é importante para prevenir doenças e cuidar da saúde”, afirmou Regiane Alves de Jesus, de 31 anos, auxiliar de produção da empresa. 

A trabalhadora Taynara Ingrid França também aproveitou a mobilização para atualizar a vacinação e destacou a facilidade de receber o atendimento dentro da empresa. “Acho que ainda tinha vacina para tomar e acabava não indo ao posto de saúde. Como a vacinação veio para a empresa, ficou muito mais fácil. É importante para prevenir doenças e cuidar da saúde”, contou a auxiliar de produção.

Confira como foi a ação na PaneBras, em Santa Maria, no Distrito Federal:

Dia D de mobilização nacional

Mobilização nacional também avançou em outros estados 

Em São Paulo, o presidente do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), Fausto Augusto Junior, visitou a Volkswagen, em São Bernardo do Campo, empresa parceira do SESI em ações de vacinação. 

“O Dia D de Vacinação marca o movimento do SESI, em parceria com o SUS, para levar prevenção e cuidado para os trabalhadores da indústria. Por meio da vacina, protegemos os trabalhadores, suas famílias e a sociedade como um todo. Prevenir é o melhor caminho”, afirmou.

A imunização dos trabalhadores já havia sido realizada pela companhia neste ano, seguindo o calendário interno da fábrica. Na agenda, houve uma ação de mobilização com a presença do Zé Gotinha na unidade e no ambulatório, para reforçar a importância da prevenção e da atualização vacinal no ambiente de trabalho.

Relacionadas

Leia mais

SESI promove Dia D de vacinação para trabalhadores da indústria em todo o país
SESI lidera ação nacional de vacinação contra a gripe em parceria com Ministério da Saúde
SESI Saúde Responde: por que todo ano preciso tomar vacina da gripe?

Comentários