SENAI inaugura novos Institutos de Inovação

Os novos Institutos de Engenharia de Superfícies, Metalmecânica e Meio Ambiente ficam no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI, em Belo Horizonte

O objetivo dos novos institutos é gerar alta tecnologia com baixo custo para fomentar o desempenho da indústria brasileira

Os Institutos de Engenharia de Superfícies, Metalmecânica e Meio Ambiente são os novos espaços do Sistema FIEMG para o fomento da inovação, pesquisa e tecnologia para as empresas mineiras. Os institutos, inaugurados nesta sexta-feira (13), no Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI (CIT), no Horto, em Belo Horizonte, representam o esforço feito pela entidade no desenvolvimento da indústria do estado. O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Olavo Machado Junior, ressalta que o esforço feito pela Federação para consolidação do Centro e, consequentemente, no processo de busca de novas oportunidades para a economia e indústria mineiras, tem grande parte de seu foco voltado para a inovação.

“Minas Gerais já é destaque com seu ecossistema de inovação. Temos talento, mercado e parcerias para fomento de ações de inovação. Há todo um trabalho feito por nosso Centro de Inovação e Tecnologia para que nossa indústria seja capaz de desenvolver tecnologias de alto impacto que trarão grandes resultados para o estado,” comentou. Uma das unidades inauguradas foi o Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies. Composto por 12 laboratórios, ele é o único instituto privado do Brasil com foco em tecnologia de modificação de superfícies. Especialistas vão trabalhar em parceria com a indústria para encontrar soluções em revestimentos de materiais ou processos, considerando eficiência e viabilidade técnica/econômica.

Isso significa que qualquer objeto pode ter sua superfície alterada para criar uma solução industrial. Um vidro, por exemplo, pode virar uma simples mesa ou uma tela sensível ao toque, usada em aparelhos celulares. O Instituto pesquisa as propriedades superficiais visando o aumento do desempenho, a durabilidade, confiabilidade e qualidade de componentes e sistemas industriais. O gerente do instituto, Alexandre Barros, ressalta a missão da unidade. “Nosso objetivo é prover alta tecnologia com baixo custo para fomentar o desempenho da indústria brasileira. Atuamos em áreas importantes como saúde, estética, meio ambiente, gerando cada vez mais soluções para a competitividade de nossas empresas. Somente equipamentos de última geração não criam um Instituto de Inovação. Estamos há cinco anos procurando talentos, criando um ambiente em que ideias possam fluir e treinando profissionais com mestrado e doutorado para entender os requisitos do desenvolvimento de produtos para a indústria,” disse.

As empresas que desejam contratar os serviços do Instituto podem contatar diretamente o órgão. Atualmente, 17 empresas são atendidas pelo Instituto. Dentre os serviços estão: consultoria em tecnologia de superfícies, soluções para resistência à corrosão e ao desgaste, desenvolvimento de superfícies e recobrimentos, caracterização e avaliação de desempenho de superfícies e recobrimentos, implementação de soluções para superfícies e revestimentos, otimização dos processos produtivos relacionados a superfícies, soluções em recobrimento de vidros.

“Minas Gerais já é destaque com seu ecossistema de inovação. Temos talento, mercado e parcerias para fomento de ações de inovação" - Olavo Machado Júnior

FOMENTANDO A ENGRENAGEM DA ECONOMIA - O Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica é o segundo dos institutos inaugurados e realiza serviços e pesquisa aplicada nas áreas de sistemas de manufatura, de desenvolvimento de produtos, de processos de fabricação e de tecnologia de materiais.

O IST Metalmecânica assume a missão de desenvolver, implementar e otimizar processos, produtos e equipamentos, até que estes estejam prontos para o uso e para o mercado. O Instituto atua em duas áreas principais, compostas por cinco laboratórios. São elas: Sistemas de Manufatura (Laboratório de Simulação da Manufatura; Laboratório de Automação e Robótica) e Processos de Manufatura (Laboratório de Fabricação; Laboratório de Testes Mecânicos; Laboratório de Metrologia).

O Instituto possui alta capacidade tecnológica. Um exemplo disso é a plataforma de softwares, que tornam possíveis análises simultâneas de fluxo de material e de energia, análises ergonômicas e desenvolvimento de estratégias eficientes de usinagem. Além disso, o IST Metalmecânica possui equipamentos de última geração de medição a laser, aplicados ao controle de processos de Manufatura de Grandes Equipamentos. A gerente do IST, Luciene Ferreira, destaca a atuação do órgão. “Nosso papel é o de atender a diversos tipos de indústrias e de todos os portes. Temos equipe especializada e capacitada para suprir demandas de setores como o naval e a aeronáutica, por exemplo”, conclui. 

No Instituto SENAI de Tecnologia Metalmecânica, a indústria encontra serviços de análise e desenvolvimento de processos de fabricação (usinagem), análise de processos de corte e de união de materiais, prototipagem rápida (fabricação de protótipos funcionais), simulação de fábrica, eficiência energética na manufatura, automação da manufatura e metrologia de grandes volumes.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - O terceiro espaço inaugurado pelo Sistema FIEMG é o Instituto SENAI de Tecnologia em Meio Ambiente. A unidade tem como objetivo contribuir para a competitividade da indústria provendo soluções integradas em medições ambientais, tecnologias sustentáveis aplicadas a processos e recuperação ambiental. Como principal desafio, o Instituto associa sustentabilidade ao fortalecimento econômico, atuando em setores de significativa representatividade para a economia mineira, como a mineração e a metalurgia. O gerente do IST em Meio Ambiente, Marcos Tannus, pontua que a proposta é a de sempre agregar o que há de mais novo em tecnologia para a indústria mineira. “Procuramos entender qual é a necessidade da indústria, para que, assim, nossa equipe atenda qualquer demanda das questões ambientais de nosso estado”, disse.

Os laboratórios do IST Meio Ambiente são direcionados à realização de ensaios em matrizes ambientais (água, ar e solo), efluentes, resíduos sólidos e emissões atmosféricas, com infraestrutura de primeira linha e operam amparados por um robusto Sistema de Gestão da Qualidade, garantindo à indústria mineira resultados ao desenvolvimento de seus processos e produtos com os padrões necessários, de acordo com normas pertinentes.

A unidade ofere soluções em medições e avaliações ambientais (qualidade do ar, água, solo, resíduos e efluentes), processos sustentáveis, tratamento de resíduos, áreas contaminadas e recuperação / restauração ambiental.

Relacionadas

Leia mais

Instituto SENAI de Inovação inicia pesquisas para produzir materiais têxteis resistentes a 1000 ºC
SENAI lança plataforma e cursos gratuitos de indústria 4.0 para empresas

Comentários