Projetos catarinenses são destaques em desafio de inovação contra o coronavírus

Com foco nos alunos e nos professores, soluções web desenvolvidas buscam auxiliar na localização de cursos online e no planejamento de aulas durante a pandemia

Os participantes são do SENAI de Brusque

Alunos e docentes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Santa Catarina se destacaram em duas categorias no Grand Prix de Inovação – combatendo o coronavírus. Na categoria Aluno, o projeto vencedor foi o Home Study, uma plataforma que congrega diversos cursos pagos e gratuitos. Já na categoria Docente, Rosani Marcarini e Wagner Correia ficaram em terceiro lugar com a proposta de um portal que oferece suporte ao professor para a construção de uma aula completa. A competição se iniciou em abril e contou com 450 participantes de todo o país.

“Esse reconhecimento reforça o compromisso que a rede SESI e SENAI, seus alunos e docentes têm dado aos programas de inovação e empreendedorismo. Estamos no caminho certo, investindo em capacitação e incentivando nossos alunos a participarem dos desafios”, destaca o diretor de Educação e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Fabrizio Machado Pereira.

Na categoria Aluno, os participantes precisavam responder ao desafio "Como estudar ou não diminuir o ritmo dos estudos enquanto passamos por uma pandemia?". Os alunos Edgar Pavesi, Matheus Winter e o orientador Wagner Correia, do SENAI de Brusque, desenvolveram uma plataforma que reúne cursos pagos e gratuitos espalhados pela internet, categorizados por tema, com link para acesso e avaliação da qualidade. A solução visa auxiliar alunos que gastam muito tempo buscando formações adequadas e localizar cursos gratuitos para aqueles que não podem investir em programas pagos.

Para solucionar o desafio "Que ferramentas educacionais inovadoras podem ser utilizadas em tempo de pandemia?", os docentes Rosani Marcarini e Wagner Correia criaram o portal Esfera da Educação, no qual o professor tem suporte para planejamento de aula, seja ela a distância ou presencial, com indicações de atividades, explanação do tema, atividades interativas e avaliativas. A ferramenta busca apoiar professores a criar uma estratégia de ensino, definindo os recursos e ferramentas mais apropriados, num universo de meios digitais aplicados ao ensino, mas que muitas vezes os docentes desconhecem.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Plataforma online une instituições que precisam e empresas que fornecem EPIs
Com estratégia inovadora, indústria aumenta  produção de respiradores hospitalares
CNI lança sistema que facilita acesso a benefícios tarifários a exportadores brasileiros

Comentários