CNI lança sistema que facilita acesso a benefícios tarifários a exportadores brasileiros

Em meio à crise causada pela covid-19, nova plataforma permite emissão do Certificado de Origem Digital (COD) de forma mais intuitiva e prática. Documento garante benefícios alfandegários para 23 países
O sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países

Em meio à crise desencadeada pela pandemia de Covid-19, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança, nesta segunda-feira (18), uma nova plataforma para a emissão do Certificado de Origem Digital (COD) para exportadores brasileiros. Com identidade visual mais moderna, numa plataforma mais ágil e intuitiva, o sistema permite que o empresário emita de forma simplificada o documento que garante ao produto brasileiro benefícios tarifários em 23 países.

No primeiro quadrimestre deste ano, a emissão de COD pela CNI mais que dobrou na comparação com o mesmo período de 2019. O salto registrado foi de 116%. Para a confederação, facilitar esse processo é fundamental neste momento de crise, uma vez que o comércio exterior costuma ser o primeiro a instrumento a ajudar um país a sair da recessão.

“Fazer uso dos benefícios alfandegários garantidos nos acordos do Brasil com diversos países é fundamental para aumentar a competitividade dos produtos nacionais no mercado global. Daí a importância de o empresário ter a sua disposição um sistema moderno e ágil para emitir os Certificados de Origem Digital”, comentou o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi.

Além do benefício econômico, no contexto da pandemia de Sars-CoV-2, o COD reduz a circulação de papeis e pessoas que podem se tornar vetores da doença.

A emissão do COD é feita pela Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN), coordenada pela CNI. Presente nas federações de indústrias dos estados e do Distrito Federal, ela promove a internacionalização das empresas brasileiras por meio da oferta de um conjunto de serviços customizados a suas necessidades. Em casos específicos, a depender do acordo comercial entre os países, o COD pode garantir a isenção completa das tarifas alfandegárias.

A Indústria contra o coronavírus: vamos juntos superar essa crise

Acompanhe todas as notícias sobre as ações da indústria no combate ao coronavírus na página especial da Agência CNI de Notícias.

Relacionadas

Leia mais

Sobrevivência de empresas depende da facilitação de crédito
Faculdade SENAI CETIQT oferece especialização Indústria Avançada: Confecção 4.0
Queda na demanda provocou impacto imediato no faturamento das indústrias, diz CNI

Comentários