Projeto Indústria 2027 mostrará oportunidades e desafios para a indústria brasileira diante da nova revolução industrial

Iniciativa da CNI com execução técnica da UFRJ e Unicamp avaliará capacidade de resposta do Brasil às tendências tecnológicas que estão transformando a indústria mundial

Quais são as principais tendências tecnológicas e como influenciarão o futuro da indústria brasileira nos próximos cinco a dez anos são perguntas que o projeto Indústria 2027 buscará responder. A iniciativa, inédita no Brasil, é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com execução técnica dos Institutos de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais de 40 pesquisadores brasileiros e internacionais participam do projeto para aprofundar o conhecimento sobre oito grupos de inovações potencialmente disruptivas - internet das coisas, tecnologia de redes de comunicação; inteligência artificial, big data; produção inteligente e conectada; bioprocessos e biotecnologias avançadas; nanotecnologia; materiais avançados; e armazenamento de energia.

O projeto Indústria 2027 examinará como essas tecnologias vão impactar modelos de negócio e a competitividade de empresas de dez sistemas produtivos da indústria nacional: agroindústria; insumos básicos; química; petróleo e gás; bens de capital; complexo automotivo; aeroespacial e defesa; tecnologia da informação e comunicações; fármacos e bens de consumo.

A pesquisa examinará a capacidade de geração e de utilização destas tecnologias na indústria brasileira, avaliando seus impactos nas empresas, nas cadeias de valor, nas transações internacionais e no perfil de qualificação da mão de obra. O projeto pretende, portanto, avaliar a capacidade de resposta das empresas brasileiras diante das transformações tecnológicas, prover insumos para o planejamento estratégico das empresas e apontar diretrizes para a elaboração de políticas que orientem o desenvolvimento da indústria.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o Indústria 2027 será fundamental para a construção de estratégia de modernização da base industrial do país. “A inovação é a base da nova revolução industrial. A competitividade da indústria brasileira depende de como vamos aproveitar as oportunidades e reagir aos riscos de nos desenvolver e acompanhar a evolução da indústria internacionalmente. Acreditamos que o Indústria 2027 nos dará base para formular uma estratégia nacional que vá em direção a isso”, afirma.

Na análise do professor João Carlos Ferraz, do Instituto de Economia da UFRJ e da coordenação do projeto Indústria 2027, “as tecnologias que estão em avaliação provocarão transformações na indústria em direção a um novo padrão de produção e competição. Sabemos que a indústria brasileira tem enfrentado momentos desafiadores, mas estas tecnologias abrem novos horizontes. Para as empresas que entrarem nesta onda as tecnologias trarão uma oportunidade única para um emparelhamento competitivo com as melhores práticas internacionais.”
 

Projeto Indústria 2027

TECNOLOGIAS 

1. Internet das Coisas
2. Tecnologia de Redes de Comunicação
3. Inteligência Artificial
4. Produção Inteligente e Conectada
5. Bioprocessos e Biotecnologia Avançadas
6. Nanotecnologia
7. Materiais Avançados
8. Armazenamento de Energia


SETORES ESTRATÉGICOS

1. Agroindústrias
2. Insumos básicos
3. Química
4. Petróleo e gás
5. Bens de Capital
6. Complexo Automotivo
7. Aeroespacial e Defesa
8. TICs
9. Química de especialidades e bioquímica
10. Bens de Consumo (têxtil e vestuário) 


CONGRESSO DE INOVAÇÃO - Acesse o site oficial para mais informações sobre o evento. Acompanhe a cobertura completa do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria:

17/05/2017Futuro da indústria no mundo digital é o tema central do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

13/06/20177 razões para você não perder o 7º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

22/06/2017 ENTREVISTA: Inovação é uma das principais formas para tornar empresas mais competitivas, diz Ricardo Pelegrini

26/06/2017 Empresários, especialistas e autoridades debatem sobre os rumos da inovação na indústria no Brasil

26/06/2017 Projeto Indústria 2027 mostrará oportunidades e desafios para a indústria brasileira diante da nova revolução industrial

27/06/2017CNI e Sebrae anunciam empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017

27/06/2017ARTIGO: Um acerto com o futuro

27/06/20179 megatendências da inovação que vão transformar a indústria

27/06/2017 - Inovação é imperativo para o crescimento da indústria e do país, afirma CNI

27/06/2017 - Carros serão substituídos por veículos autônomos até 2025, diz Peter Diamandis

28/06/2017Inovações disruptivas criam oportunidades de negócios para a indústria brasileira

28/06/2017 - Manufatura avançada transforma indústria mundial

28/06/2017 - Startups revolucionam desenvolvimento da indústria brasileira

28/06/2017 - Conheça 22 cases que evidenciam o valor da inovação no país

29/06/2017 - 9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Relacionadas

Leia mais

9 destaques do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
9 megatendências da inovação na Indústria 4.0
Cortar investimentos em inovação é dar tiro no pé, diz professor da INSEAD

Comentários