28 empresas disputam o Prêmio Nacional de Inovação

Ao longo de quatro meses, as empresas participaram de criterioso processo de avaliação que resultou na seleção de 28 finalistas

Robson Braga de Andrade e Luiz Barretto entregam prêmio 2013/2014 à empresa Natura, na categoria inovação tecnológica - grande porte

Pequenas, médias e grandes empresas vencedoras do Prêmio Nacional de Inovação 2015 serão anunciadas em 13 de maio, a partir das 19h, no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo. A entrega dos prêmios ocorrerá  durante o 6º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria , promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

No total, foram recebidas 2.219 inscrições de todo o país – um recorde. Os projetos vieram de 26 estados e do Distrito Federal, sendo 673 da região Sudeste, 615 do Nordeste, 376 do Sul, 298 do Norte e 257 do Centro-Oeste. Ao longo de quatro meses, as empresas participaram de criterioso processo de avaliação que resultou na seleção de 28 finalistas, dos quais apenas 10 serão premiados.

As empresas concorrem a R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI-SESI de Inovação, além de participação em missão técnica internacional e curso de educação executiva em escola de negócios reconhecida internacionalmente. As premiações ocorrem nas categorias Inovação Tecnológica, Inovação em Modelo de Gestão, Gestão da Inovação e Agente Local de Inovação (ALI) - esta última direcionada a micros e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviço. Todas as empresas que tiveram as inscrições validadas pela comissão julgadora receberam um relatório que indica melhorias no processo de inovação.

Para o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a premiação reconhece as empresas brasileiras que contribuem para o aumento da competitividade do país. “Nós queremos valorizar esses bons exemplos de investimento em inovação para que sirvam de estímulo a todas as outras empresas que querem ter diferencial competitivo, além de conquistar novos mercados. A inovação deve estar no DNA das empresas", observa Andrade.

O uso da inovação como ferramenta para conquistar novos clientes e aumentar a qualidade dos produtos e serviços já é uma realidade para 75% dos pequenos negócios no Brasil. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae, nos últimos três anos, a maioria dos donos de micro e pequenas empresas promoveram algum tipo de inovação e, para mais de 80% deles, essa modernização resultou em um incremento nas suas receitas. “A inovação é agenda fundamental para o desenvolvimento das micros e pequenas empresas. E o programa Agente Local de Inovação é a contribuição do Sebrae para inserir melhorias em produtos, processos e serviços oferecidos pelas empresas”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

O Prêmio Nacional de Inovação é uma iniciativa da Mobilização Empresarial da Inovação (MEI). Criado em 2008 e coordenado pela CNI, o movimento reúne mais de 100 lideranças empresariais das maiores empresas do país. Neste ambiente, são propostas e debatidas políticas de apoio à inovação com autoridades do governo, no mais bem consolidado espaço de diálogo privado-público do país. A premiação tem também o apoio do Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Agência Brasileira de Inovação (FINEP) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). 

As empresas concorrem em quatro categorias: 

Agente Local de Inovação – direcionada a micro e pequenas empresas atendidas pelo Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae nos setores de indústria, comércio e serviços.

Inovação Tecnológica – valoriza projetos de produtos ou processos que contribuem para o aumento da competitividade da empresa.

Inovação em Modelo de Negócio – premia a forma como projetos são levados ao mercado a fim de aprimoramento de modelos de negócio capazes de gerar impactos na empresa.

Gestão da Inovação – reconhece métodos, técnicas e ferramentas de gestão da inovação que estabeleçam ambiente propício ao desenvolvimento de projetos inovadores. Apenas os vencedores nesta categoria concorrem aos R$ 900 mil pré-aprovados no Edital SENAI SESI.


Download de ArquivosFinalistas Prêmio Nacional de Inovação (PDF 33,6KB)


Mais notícias

Relacionadas

Leia mais

Estudo inédito do MIT sobre inovação no Brasil será apresentado durante Fórum Estadão nesta terça (6)
Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação impulsionará investimentos e pesquisas no país

Comentários