Estudo inédito do MIT sobre inovação no Brasil será apresentado durante Fórum Estadão nesta terça (6)

Evento tem presença confirmada de Elisabeth Reynolds, diretora-executiva do MIT Industrial Performance Center (IPC); Gustavo Leal, diretor de Operações do SENAI; Sandro Valeri, head de Inovação da Embraer, e Bernardo Gradin, fundador e presidente da GranBio e integrante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), entre outros nomes relevantes no cenário de inovação brasileiro

A atual crise econômica tem enfraquecido a dinâmica que levou a um aumento dos investimentos em ciência e tecnologia no início dos anos 2000. Para discutir esse cenário e articular uma agenda de inovação prospectiva para o Brasil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Estadão realizam o Fórum Brasil Competitivo Como acelerar a inovação no Brasil, nesta terça-feira (6), a partir das 9h, no auditório do jornal em São Paulo.

O encontro será divido em dois painéis e apresentará os resultados do estudo inédito “Accelerating Innovation in Brazil” produzido pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). A análise mostra que entre os fatores que limitam a atuação do país no campo da inovação estão políticas públicas ineficazes, falta de capacidade do Estado, limitado engajamento entre empresas e universidades, escassez de engenheiros, entre outros.

O Fórum Brasil Competitivo tem presença confirmada de Elisabeth Reynolds, Diretora Executiva do MIT Industrial Performance Center (IPC); Gustavo Leal, Diretor de Operações do SENAI; Sandro Valeri, head de Inovação da Embraer, e Bernardo Gradin, fundador e presidente da GranBio e integrante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), entre outros nomes relevantes no cenário de inovação brasileiro.

Agenda do encontro:

8h30 – Credenciamento + Welcome Coffee

9h00 - Abertura
Luis Fernando Bovo – Diretor de projetos especiais do Estadão
José Edward Lima – Superintendente de Jornalismo do Sistema Indústria | CNI, SESI,
SENAI e IEL

9h10: Como acelerar a inovação no Brasil
Elisabeth Reynolds – Diretora Executiva do MIT Industrial Performance Center (IPC)
Gustavo Leal – Diretor de Operações | SENAI
Marcos Cintra – Presidente | FINEP
Sandro Valeri – Head de Inovação | Embraer

10h40 - Coffee Break

11h: Inovação e Empreendedorismo Tecnológico
Julio Ramundo – Superintendente da área de Indústria de Base | BNDES
Bernardo Gradin – Fundador e presidente da GranBio e integrante da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI) 
Fernanda de Negri – Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e pesquisadora visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT) 
Pedro Waengertner – Presidente executivo | ACE

12h - Encerramento 

Relacionadas

Leia mais

Na MEI, empresários e governo discutem prioridades para a inovação em 2018
SENAI é reconhecido pelo Google como referência no uso de tecnologias educacionais
Instituto SENAI do Couro e Meio Ambiente lança livro de 50 anos

Comentários