CNI e Sebrae lançam livro que reúne 22 casos inovadores para servir de inspiração a empresas

Das 22 empresas selecionadas, cinco são de grande porte, cinco de médio, dez de pequeno e duas de micro

Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançarão o livro Inovar é fazer: 22 casos de inovação de pequenas, médias e grandes empresas , que reúne experiências bem-sucedidas de inovação no Brasil. O objetivo é apresentar uma amostra do ambiente inovador da indústria brasileira que sirva de estímulo à criação de um ecossistema baseado em ciência, tecnologia e inovação. O lançamento ocorrerá em 13 de maio, na abertura do 6° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, no Sheraton WTC Golden Hall, em São Paulo.

A diretora de inovação da CNI, Gianna Sagazio, ressalta que a inovação deve estar no DNA de cada empresa e ser inerente à estratégia de crescimento. “A publicação reforça o papel da CNI de incentivar investimentos e disseminar a importância da inovação empresarial. Sem isso, não há competitividade. Para inovar é preciso persistência e ousadia. Os resultados normalmente vêm em médio e longo prazo, mas certamente valerão a pena”, afirma Gianna.

"Ao conhecer exemplos bem-sucedidos de pequenos negócios que inovaram e, com isso, conquistaram novos mercados, consolidaram as empresas, ampliaram o faturamento ou mesmo cresceram em seus segmentos, fica mais fácil para o empresário decidir mudar e se diferenciar”, diz a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes. Segundo ela, o livro mostra que inovação não é privilégio de grandes empresas. “Pequenos negócios também inovam e os casos de sucesso dessa publicação espelham sua presença na maioria dos segmentos da indústria”, ressalta Heloisa, ao assinalar que a inovação é requisito para micros e pequenas empresas serem mais competitivas e sustentáveis.

Os casos descritos no livro têm características peculiares, mas todos são trajetórias de empresas que ilustram situações de administração de riscos, gestão da inovação, parcerias, apoios externos, política de propriedade intelectual, busca por visibilidade, reconhecimento e, principalmente, resultados. Os produtos e processos inovadores, criados e implementados há algum tempo, tiveram excelente desempenho e mostram que a inovação é a alternativa para o negócio sobreviver, se diferenciar e conquistar mercados.

Os projetos foram selecionados a partir dos seguintes critérios: foco na indústria; porte (micro, pequena, média e grande); possuir caso de inovação nas áreas de acesso à biodiversidade, cadeias de valor; gestão da inovação; internacionalização; modelo de negócios; propriedade intelectual e sustentabilidade. Além disso, foram considerados:  a possibilidade de o projeto ser replicado em outras realidades; o interesse estratégico (econômico, ambiental ou social); o alinhamento com a estratégia do negócio; e os resultados mensuráveis.

Das 22 empresas selecionadas, cinco são de grande porte, cinco de médio, 10 de pequeno e duas de micro. Geograficamente, estão divididas assim: São Paulo (7), Rio Grande do Sul (4), Minas Gerais (2), Santa Catarina (2), Rio de Janeiro (2), Ceará (1), Paraná (1), Distrito Federal (1), Espírito Santo (1) e Sergipe (1). São elas: Biotron, Croda Brasil, Emiatec, Fit Networks, Fotosensores, Fras-le, Fumajet, Futuragene, Gerdau, Novus, Pred Engenharia, Protect Confecções, Recepta, ROMI, Scoda Aeronáutica, Sigmarhoh, TNS, Toth Tecnologia, TOTVS, Vale, VRP e Wise.

SAIBA MAIS: 
​​Evento: Lançamento do livro Inovar é fazer: 22 casos de inovação de pequenas, médias e grandes empresas 
​​Data: 13 de maio, na abertura do 6° Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria 
​​Local: Sheraton WTC Golden Hall, Av. das Nações Unidas, 12.551, Brooklin Novo, São Paulo 
Mais informações no site: www.congressodeinovacao.com.br 

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