Longen autoriza obras e projeta para novembro inauguração do CISS de Naviraí

Segundo o presidente da Fiems, ações como essa fortalecem as empresas já instaladas e permitem que novas indústrias cheguem ao município, proporcionando desenvolvimento econômico para toda a região

Durante cerimônia realizada nesta quinta-feira (21/02) no CetecSenai Naviraí, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, autorizou o início das obras de construção do CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Naviraí e projetou para novembro deste ano a inauguração do empreendimento, que terá recurso da ordem de R$ 3,9 milhões. "Trata-se de um grande projeto para o setor industrial do município, que há muito tempo reivindicava a ampliação do Senai e a implantação de uma unidade do Sesi na cidade. Com o apoio do prefeito Leandro Peres de Matos e do deputado estadual Paulo Corrêa, conseguimos viabilizar os recursos necessários para concretização desse projeto", pontuou.

Sérgio Longen acrescenta que, com ações como essa de construir um CISS em Naviraí, o Sistema Fiems vai fortalecer as empresas já instaladas e permitir que novas indústrias cheguem ao município, proporcionando desenvolvimento econômico para toda a região. "A intenção é transformar o CetecSenai Naviraí em um CISS, que disponibilizará serviços nas áreas de educação básica do Sesi articulada com a educação profissional do Senai. Ele concentrará em um único local o mais completo espaço de formação da cidadania aliado à capacitação profissional. Por meio do CISS, poderemos ampliar o atendimento, aumentando a eficiência dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai na região", disse.

O Centro abrigará os cursos de formação profissional do Senai e os serviços de saúde, educação, cidadania e lazer do Sesi, tendo um área total de 3.276,12 metros quadrados. A obra inclui a construção de uma cantina, de uma área de convivência, passarela, sanitários, salas de aula e laboratórios, além disso, serão reformados o bloco administrativo, a sala de eletroeletrônica, a sala de corte e costura e a oficina. "Entendemos que não existem bons salários para quem é mal qualificado, por isso investimos em capacitação profissional de qualidade", reforçou o presidente da Fiems.

Repercussão

Para o prefeito Leandro Peres de Matos, a construção do CISS será um marco para o município, retratando a nova fase de desenvolvimento industrial pelo qual passa Naviraí. "A nossa cidade já conta com uma unidade do Senai e, agora com a construção do CISS, passaremos a ter também o Sesi. O reflexo disso será o aumento da quantidade de trabalhadores capacitados para atender as indústrias da região. Nós só temos a agradecer ao presidente Sérgio Longen e também ao deputado estadual Paulo Corrêa", declarou.

Ele acrescenta que o apoio dado pela Prefeitura ao Sistema Fiems para a construção de um CISS em Naviraí é mais uma ação da atual administração de pensar no desenvolvimento do município para os próximos 50 anos. "A nossa política é de valorizar os empresários que já estão aqui e todos os que estão chegando ou pensando em se instalar na região. Nesse sentido, esperamos sempre contar com a parceria da Fiems", disse.

Já o deputado estadual Paulo Corrêa, presidente da Comissão de Comércio, Indústria e Turismo da Assembleia Legislativa, destacou o fato de o presidente da Fiems estar focado na educação básica e profissional dos trabalhadores das indústrias do Estado. "O início desse empreendimento em Naviraí é um exemplo da preocupação com o desenvolvimento regional de Mato Grosso do Sul. Outra clara demonstração disso é que a elaboração do projeto do CISS e toda a execução da obra estão a cargo de empresas de Naviraí, gerando mais emprego e melhor renda para os moradores do município", afirmou.

Empresariado

O presidente da Câmara Municipal de Naviraí, vereador Cícero dos Santos, garantiu todo o apoio do Poder Legislativo para mais essa ação em prol do desenvolvimento econômico da cidade. "Nosso município só será desenvolvido com um olhar cuidadoso com relação à geração de empregos e a atração de novas empresas para a região. Agora, com iniciativas como essa do Sistema Fiems, as perspectivas de um futuro melhor para cidade só aumentam", projetou.

Na avaliação do empresário Napoleão Teodoro de Souza, proprietário da Tapajós Materiais de Construção, a ampliação do Senai e a construção de uma unidade do Sesi em Naviraí vai aquecer a economia local e oferecer condições para que o parque industrial do município cresça com a formação de mão de obra melhor qualificada. "Todos vão ganhar com essa iniciativa, pois, com economia a indústria forte, as pessoas ganham melhores salários e o comércio vende mais", destacou.

O empresário José Chagas dos Santos, dono da rede de supermercados Chama de Naviraí, reforça que a necessidade de profissionalização, principalmente, dos jovens é primordial para o desenvolvimento do município, do Estado e do País. "Estou há 40 anos no ramo e não tenho dúvida ao afirmar que, dificilmente, nós vamos transformar o nosso País sem qualificar os nossos jovens. Por isso, ações como essa da Fiems são fundamentais para que esse objetivo seja alcançado", assegurou.

Relacionadas

Leia mais

Longen lança em Aparecida do Taboado as obras do Centro Integrado Sesi Senai
Fiems inicia obras de reforma, ampliação e modernização do Sesi e Senai

Comentários