Atividade e emprego na indústria da construção seguem em queda no mês de novembro, diz CNI

Nível de atividade da indústria da construção recuou 3,5 pontos na comparação com outubro, o que representa queda mais intensa e disseminada do que no mês anterior

O nível de atividade e o número de empregados da indústria da construção registraram queda na passagem do mês de outubro para novembro de 2023. Os dados são da Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Ao todo, foram entrevistadas 347 empresas, sendo 134 pequenas, 138 médias e 75 grandes, entre 1º e 11 de dezembro de 2023.

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 46,2 pontos, em novembro, o que representa queda de 3,5 pontos na comparação com outubro. Com o recuo na comparação com o mês anterior, o índice segue abaixo da linha de corte de 50 pontos. O resultado de novembro representa queda da atividade mais intensa e disseminada do que no mês anterior. O índice também está abaixo da média dos meses de novembro, de 46,5 pontos, e abaixo da média histórica do indicador, de 46,3 pontos.


"O nível de atividade sofreu recuo e ficou abaixo da média, tanto em relação à série histórica quanto na comparação com a média para os meses de novembro. Ou seja, o resultado esperado para esse indicador em novembro não se concretizou", explica a analista de Políticas e Indústria da CNI, Paula Verlangeiro.


No mesmo sentido, o índice de evolução do número de empregados da construção foi de 47,8 pontos, um recuo de 0,6 ponto na comparação com o mês anterior. O emprego na indústria da construção permanece em patamar negativo e distante da linha divisória de 50 pontos, que separa o crescimento da queda do emprego.

Entretanto, Verlangeiro explica que, mesmo com o recuo, o emprego ficou acima da média para meses de novembro e acima da média histórica. "No mês de novembro de anos anteriores, o índice de evolução do emprego foi de 45,0 pontos e a média histórica, de 45,2 pontos. Ou seja, o resultado é de queda do emprego, mas menor do que o esperado para o período".

Queda na Utilização da Capacidade Operacional

A Utilização da Capacidade Operacional (UCO) para a indústria da construção, que mede o uso de recursos como mão de obra e equipamentos em relação à disponibilidade da empresa, registrou queda de 1 ponto percentual e encerrou novembro em 67%. O percentual é o mesmo do registrado em novembro de 2022. Ao longo de 2023, o indicador apresentou variação entre 65% e 68%.

Confiança do empresário da construção ficou estável

Os empresários da indústria da construção se mantêm confiantes na passagem do mês de novembro para dezembro. O Índice de Confiança do Empresário da Indústria (ICEI) da construção permanece estável em patamar positivo, em 53,1 pontos. O índice se mantém acima dos 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

Otimismo moderado para o próximo semestre

Todos os índices de expectativas para a indústria da construção recuaram na passagem de novembro para dezembro de 2023. O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade ficou em 49,9 pontos, o que representa queda de 2,9 pontos na comparação com novembro. "Ao recuar para próximo da linha divisória de 50 pontos, indica a mudança de uma expectativa de alta do nível de atividade para uma de estabilidade", destaca Verlangeiro.

A sondagem aponta que o índice de expectativa de compra de insumos e matérias primas para a construção civil teve queda de 1,5 ponto de novembro para dezembro e atingiu 50,1 pontos. Já o índice de expectativa do número de empregados recuou 1,5 ponto e passou para 50,2 pontos no mesmo período. Por sua vez, o índice de expectativa de novos empreendimentos e serviços apresentou leve queda, de 0,1 ponto, e registrou 51,0 pontos em dezembro.

Relacionadas

Leia mais

Atividade na indústria da construção teve leve recuo em outubro, aponta CNI
Taxa de juros elevada é principal problema da construção há um ano
Setor da construção segue otimista, apesar de queda nas expectativas em setembro

Comentários