A semana da industria trouxe novidades para quem está em busca de oportunidade de certificação. Há abertura de cursos e oportunidades em diversas áreas. A ciência e a inovação também tiveram espaço garantido. Confira abaixo:
Especialista alemão faz treinamento no ISI-ER sobre produção de combustível sustentável de aviação (SAF)
O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) recebe nesta semana o especialista e pesquisador Christopher Zschiesche, do Instituto de Engenharia de Processos Energéticos e Engenharia Química da Universidade Técnica de Bergakademie Freiberg, da Alemanha, que realiza treinamento sobre produção de combustível sustentável de aviação (SAF).
Nesta semana, Zschiesche treinou os participantes no novo equipamento (Unidade de Hidroprocessamento) obtido por meio da parceria com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
“Estou aqui para contribuir. Sou um especialista no desenvolvimento de combustíveis sintéticos e biogênicos, envolvendo os processos de hidrogenação, ou seja, desoxigenação, hidrocraqueamento e hidroisomerização. Nós temos a possibilidade de usar o hidrogênio em uma variação de pressão de 10 a 60 Bar, e temperaturas de até 350º C, que são as condições operacionais utilizadas nos processos de hidrogenação", explica o especialista.
Veja mais sobre o treinamento, no site da FIERN.
SESI Ceará promove primeiro Fórum de Saúde Mental no Trabalho
Atualmente, a maioria dos trabalhadores passa parte considerável do seu dia no ambiente de trabalho e nesse sentido um espaço que promova a saúde de forma integral é fundamental para a sustentabilidade da organização e o bem-estar dos trabalhadores.
Sabendo da importância e da complexidade desse tema, o SESI Ceará promoveu o seu I Fórum de Saúde Mental no Trabalho. Participaram do evento trabalhadores do Sistema FIEC, da Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE) e da indústria cearense.
O Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, deu as boas-vindas ao público e ressaltou a importância de investir em saúde no ambiente de trabalho.
“Aqui, na federação, muito destacado pelo nosso presidente Ricardo Cavalcante, temos como palavra de ordem os valores humanos. O que move o mundo e o desenvolvimento de qualquer país são as pessoas. Elas precisam estar bem e ser bem tratadas para que a gente possa caminhar, fazer entregas na sociedade e, claro, praticar a solidariedade para crescermos juntos”, incentivou.
Para saber mais de como foi o encontro, acesse o site da FIEC.
Alunos do SENAI-AM apresentam soluções da área de mecânica em ergonomia
Capacitados profissionalmente e prontos para atender as necessidades do Polo Industrial de Manaus (PIM), os alunos do curso Técnico de Mecânica Industrial, apresentaram seus projetos finais para a banca julgadora, segunda-feira, 22, na Escola SENAI Waldemiro Lustoza.
Ao todo, quatro equipes apresentaram os projetos “Automação de rebobinamento de sobras de fitas”, “Protótipo de Esteira Transportadora”, “Mecanismo adaptável para automatização de portão” e “Lixadeira Industrial”.
Os alunos colocaram em prática, por meio de protótipos, os conhecimentos teóricos recebidos em aulas realizadas em mais de um ano de curso, que desenvolvem habilidades essenciais para o mercado de trabalho, como a capacidade de interpretar desenhos técnicos, utilizar ferramentas específicas e realizar montagens e desmontagens de máquinas.
Segundo o gerente da Escola SENAI Waldemiro Lustoza, José Alan Moreira, a formação técnica em mecânica industrial proporcionada pelo SENAI é reconhecida pela sua qualidade e relevância no mercado.
“Ao concluir o curso, os alunos estarão aptos a atuar em diferentes setores da indústria, como metalúrgicas, siderúrgicas, empresas automobilísticas e empresas de manutenção industrial”, disse ele. Veja mais no site da FIEAM.
SENAI Amapá abre mais de 200 vagas nos primeiros editais de cursos gratuitos de 2024
O SENAI Amapá abriu processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas em cursos gratuitos de Qualificação Profissional, nos Centros de Formação de Macapá, Santana e Vale do Jari (Laranjal do Jari, Monte Dourado e Vitória do Jari). As matrículas podem ser feitas até o dia 4 de fevereiro, on-line pelo site da instituição.
As vagas são para os cursos de Confeiteiro, Instalador Fotovoltaico, Metrologista, Assistente de Recursos Humanos e Montador e Reparador de Computadores em ofertas presenciais e/ou semipresenciais. As aulas estão previstas para começar dia 19 de fevereiro.
Para concorrer as 225 vagas, o candidato deverá seguir as etapas de caráter eliminatório e/ou classificatório, conforme o edital: Inscrição online e avaliação comportamental em grupo. Todas as etapas dos editais serão publicadas no site ap.senai.br na aba de Processos Seletivos/Oferta de Cursos. Saiba mais no site do SENAI-AP.
Carnaval: faculdade oferece oficina gratuita de customização de roupas e adereços
Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Faculdade SENAI CETIQT, que fica na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, vai oferecer oficinas, totalmente gratuitas, de customização de roupas e acessórios para todas as pessoas que gostam de moda e carnaval.
A oficina é presencial, com uma abordagem completamente prática, e os participantes não precisam ter experiência em customização, pois, aprenderão tudo durante o encontro. Porém, é necessário que sejam maiores de 16 anos.
As atividades serão conduzidas pelas professoras Iria Fois e Barbara Poci, que são especialistas em Tecnologia em Produção e Confecção do Vestuário, respectivamente, e todo o material próprio para a customização será fornecido pela Faculdade, que contou com o apoio das Lojas Caçula, referência em aviamentos, papelaria, carnaval, entre outros.
Ao final, além de customizarem as suas roupas, os alunos receberão um certificado oficial de participação. Para participar basta se inscrever clicando aqui e levar a roupa, ou acessório, que será customizado.
SENAI-DF abre vagas para cursos gratuitos pelo programa DF Inova Tech
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI-DF) está com 1.063 vagas abertas em cursos gratuitos pelo programa DF Inova Tech.
A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e a Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF), em convênio com o Senai-DF.
O objetivo é qualificar pessoas para o setor produtivo, estimulando a inovação. Há outras 235 oportunidades pelo Programa Senai de Gratuidade Regimental, em cursos técnicos, de qualificação profissional e de aperfeiçoamento nas modalidades presenciais, semipresenciais e a distância.
Os interessados devem se inscrever pelo site do Sistema FIBRA.
Como participar do Brasil Indústria?
O levantamento semanal de notícias da indústria é feito pela Agência de Notícias da Indústria, com informações dos estados! Para participar, envie sua sugestão de pauta para nosso e-mail: agenciacni@cni.com.br.