VÍDEO: Tem Vaga! Inclusão na escola e no mercado de trabalho

Neste episódio, o programa mostra que qualquer pessoa com deficiência pode estudar no SENAI. E o melhor, tem estudante que sai da escola com emprego garantido

A acessibilidade de quem tem algum tipo de deficiência vai muito além dos rebaixamentos de passeios ou sinais sonoros em cruzamentos movimentados das grandes cidades. No caso dos estudantes com deficiência, é bem mais que a entrada na sala de aula. A acessibilidade passa por todo o processo educacional: grade curricular, processos de avaliação e certificação a ser recebida. 

No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), diversos cursos já possuem diretrizes de adequações elaboradas e material didático adequado para pessoas com deficiências visual, auditiva, intelectual, física e outras. Isso acontece em qualquer parte do Brasil, nas escolas e faculdades, por meio do Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI). O objetivo, claro, é garantir a melhor qualificação para que esses profissionais entrem no mercado de trabalho, que está cada vez mais competitivo.

Neste episódio, o programa Tem Vaga! foi conhecer uma dessas turmas, no SENAI de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Os alunos, com diversos tipos de de deficiência, são do curso de Qualificação Profissional (Administração, Logística e Linha de Produção). Alguns deles já estão contratados por uma multinacional farmacêutica. Outros vivem essa expectativa. A acessibilidade deixou tudo muito mais fácil para que eles pudessem entrar, permanecer e sair da sala de aula, alguns com carteira assinada. O programa fala de inclusão: na escola, na vida e no mundo do trabalho. 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Tem vaga! Novo programa do SENAI fala de cursos e mercado de trabalho
VÍDEO: Tem Vaga! Conheça os cursos mais procurados do SENAI
Curso do SENAI profissionaliza detentas para o mercado de confecção

Comentários