Torneio SESI de Robótica começa nesta sexta-feira (9), em Brasília

A etapa regional vai acontecer no SESI de Taguatinga. Na disputa estão inscritas 29 equipes compostas por alunos do SESI, de escolas públicas, privadas, e grupos de garagem

As melhores equipes da fase regional garantem vaga na etapa nacional do torneio

A unidade do Serviço Social da Indústria (SESI) de Taguatinga receberá, nos dias 9 e 10 de novembro, uma das etapas regionais da temporada 2018/2019 do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. Estão inscritas 29 equipes na disputa, aberta ao público. As três equipes mais bem classificadas seguirão para a fase nacional do torneio, que será no ano que vem, de 15 a 17 de março, no Rio de Janeiro. 

As equipes são compostas por até dez crianças e adolescentes de 9 a 16 anos, que contam com o apoio de técnicos e de mentores para desenvolverem seus projetos de pesquisa e cumprirem os desafios da competição de robôs. Estarão no SESI de Taguatinga 2 equipes de garagem (grupos de amigos); 9 de escolas do SESI (sendo 4 do Distrito Federal e 5 do Rio de Janeiro); 7 de outras escolas particulares; e 11 equipes de escolas públicas.

O tema desta temporada é Into Orbit – Em Órbita. Assim, os jovens são desafiados a pesquisar sobre viagens e vida no espaço. Exploram temas como foguetes, satélites, comunicação, sobrevivência, aspectos psicológicos de uma viagem espacial e o quanto os astronautas são expostos a situações de estresse. Na edição passada, os competidores tiveram de pensar soluções para o uso e o transporte da água.

29 equipes participarão da disputa em Brasília

O TORNEIO - Criado em 1998 pela organização estadunidense FIRST, que trabalha em prol da inspiração e do reconhecimento da ciência e da tecnologia, em parceria com o grupo Lego, o torneio propõe que estudantes de diversos países sejam apresentados a esses temas de forma divertida, por meio da construção e da programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. A competição estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e propõe desafios do mundo real. No Brasil, desde 2013, o SESI é a instituição responsável pela organização das etapas regionais e da nacional. Mais de 17 mil brasileiros já participaram.

O exercício da robótica fortalece a capacidade de inovação, a criatividade e o raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática. As equipes são avaliadas pelo projeto de pesquisa, pelo design do robô, pela programação deste na execução de desafios e pelo cumprimento dos valores éticos da competição.

As disputas regionais começaram em meados de outubro, em Santa Catarina. Também haverá competições no Rio Grande do Sul, no Rio Grande do Norte, na Bahia, em Goiás, em São Paulo, no Paraná, em Pernambuco, no Amazonas e em Minas Gerais.

Torneio SESI de Robótica First Lego League
Quando:
9 de novembro (14 às 20 horas) e 10 de novembro (8 às 16 horas)
Onde: SESI Taguatinga (QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte)
Entrada gratuita

Relacionadas

Leia mais

Começa a etapa regional do Torneio SESI de Robótica
INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
Manaus encerra temporada de divulgação do Torneio SESI de Robótica

Comentários