Começa a etapa regional do Torneio SESI de Robótica

O evento começou nesta quinta-feira (18), no SESI de Rio do Sul (SC). Demonstrações de drones e desafios entre robôs de Lego fazem parte da programação

A competição é aberta ao público e termina neste sábado (20)

Estudantes de escolas públicas e particulares participam em Santa Catarina da etapa regional do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO League. A competição começou nesta quinta-feira (18) e vai até sábado (20), na unidade do Serviço Social da Indústria (SESI), de Rio do Sul. A programação é gratuita e aberta ao públicodas das 8 horas até às 20 horas (amanhã, o evento se encerra às 16 horas). O tema desta temporada Into Orbit (Em órbita), estimula os alunos de 9 a 16 anos a pensar sobre a vida e viagens no espaço.

Para o superintende do SESI de Santa Catarina, Fabrizio Machado Pereira, o torneio gera mais conhecimento e prepara os jovens para a vida profissional. “Comungamos dos valores da FIRST, que enfatiza o espírito de equipe, o compartilhamento de conhecimentos e ideias, a competição com ética e o estímulo à pesquisa matemática, científica e tecnológica para a resolução crítica e criativa de problemas emergentes, valores e competências requeridos pelo mundo do trabalho e pela indústria no século XXI. Desafios da indústria são nossos também”, afirmou.

O astronauta Marcos Pontes participou da abertura do torneio e destacou que educação, ciência e tecnologia são estratégicas para o país. "Educação é o que forma os profissionais do futuro e cidadãos produtivos. A gente tem um país enorme que precisa de soluções que a ciência fornece e a tecnologia transforma essas soluções em inovação, novos produtos, novas empresas e novos empregos”, disse. 

“Quando olho para vocês, vejo o futuro: engenheiros, médicos, advogados, uma série de profissionais que vão aflorar para o mercado brasileiro. Essa oportunidade de falar com vocês é uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer como profissional já formado com uma carreira, para ajudá-los a decidir suas carreiras e ter motivação para realizar seus sonhos”, complementou. 

AS TAREFAS - Durante o torneio, os estudantes precisam realizar quatro tarefas. Uma delas é o Desafio do Robô, quando os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões. Para realizar as tarefas, o robô pode capturar, transportar, ativar ou entregar objetos na mesa de competição. Tudo de forma lúdica, simulando situações reais. As equipes têm direito a três rounds, de 2 minutos e 30 segundos cada, para execução.

Os robôs, projetados e construídos pelos próprios alunos, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os times podem utilizar sensores de movimento, cor, toque, controladores e motores. Os juízes levam tudo isso em consideração, além da estratégia e programação. 

Conta pontos ainda o Projeto de Pesquisa com uma solução inovadora sobre o desafio da temporada. A solução é apresentada para os outros competidores e o público visitante nos torneios, e será avaliada pelos juízes. Por fim, na categoria Core Values, os estudantes precisam mostrar que sabem trabalhar em equipe. 

 “Com esse evento, a gente busca deixar na região um legado de aprendizado de busca de valores tecnológicos para os nossos alunos e que eles possam através dessa experiência, no futuro, empreender e criar startups. O ponto chave de trazermos um evento desses para Rio do Sul é promovermos oportunidades, que são fundamentais, e o SESI contribui de maneira expressiva”, disse o vice-presidente regional da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), André Odebrecht.

UNIVERSO #VEMFAZERSESI - Os visitantes poderão participar de atividades maker (mão na massa) como o uso de impressora 3D, oficinas de fotografia; de eficiência térmica ideal para uma casa; de desenho na areia por meio do Scratch (linguagem de programação); integração de ferramentas de tecnologia móvel smartphone, rede e GPS para registro de informações geográficas, experimentos científicos, além de oficinas para professores sobre prototipagem, literatura, arte e aprendizagem criativa na escola.

Nesta sexta-feira (19), professores participam de um hackathon sobre educação criativa. O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também realiza workshop sobre fontes de fomento para inovação. Gestores escolares poderão acompanhar palestras sobre profissões do futuro. No sábado (20), quando o evento se encerra, o SESI realiza workshop sobre o impacto do e-Social na saúde e segurança do trabalho e no futuro dos negócios. Os visitantes poderão conhecer ainda o Espaço da Indústria, no qual empresas da região vão expor maquinários e tecnologias utilizadas na produção industrial.

TORNEIOS REGIONAIS DE ROBÓTICA - Veja o calendário completo da etapa regional do Torneio SESI de Robótica.

SAIBA MAIS – Acompanhe a cobertura completa do Torneio SESI de Robótica FIRST LEGO na Agência CNI de Notícias e no perfil do Torneio de Robótica no Facebook e Instagram. Veja as fotos do torneio em Rio do Sul no Flickr da FIESC

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Das etapas regionais ao pódio mundial - veja como foi a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica
Alunos do SESI são campeões do principal torneio de robótica do mundo
VÍDEO: Robótica estimula a curiosidade e a criatividade dos alunos

Comentários