Manaus encerra temporada de divulgação do Torneio SESI de Robótica

O evento especial teve a presença do astronauta Marcos Pontes, que já foi aluno do SESI e do SENAI, e agora será ministro de Ciência e Tecnologia

"Parabéns para o SESI que traz a robótica no seu dia a dia. Tenho certeza que terão boas ideias porque vocês são criativos e é exatamente isso que o Brasil espera e precisa" - Pontes

O astronauta Marcos Pontes, que será ministro de Ciência e Tecnologia, indicado pelo presidente eleito Jair Bolsonaro, participou nesta quarta-feira (31), do evento de divulgação do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League, em Manaus. O tema desta temporada Into Orbit (Em órbita), estimula os alunos de 9 a 16 anos a pensar sobre a vida e viagens no espaço. A competição é organizada pelo Serviço Social da Indústria (SESI)

Durante a palestra mais de 600 pessoas, entre professores e alunos que vão competir no torneio, Pontes teve como foco a motivação dos alunos. "Estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você”, recomendou o astronauta, que contou detalhes da sua experiência e treinamento fora do planeta. "É preciso que os jovens percebam a importância da ciência e tecnologia desde cedo, assim conseguem despertar o interesse e o aprendizado para possibilidades novas de empreendedorismo e se tornam confiantes para competições como essas do SESI”, disse.

A importância da robótica e do SESI no incentivo da ciência e tecnologia para os jovens foram ressaltados pelo astronauta como diferenciais que fizeram parte da sua trajetória como ex-aluno do SESI e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Bauru (SP). “Parabéns para o SESI que traz a robótica no seu dia a dia. Fico na torcida para aqueles que estão competindo nos torneios de robótica. Tenho certeza que terão boas ideias porque vocês são criativos e é exatamente isso que o Brasil espera e precisa”, relatou.

TORNEIO DE ROBÓTICA - Ao longo das temporadas do Torneio SESI de Robótica, no Amazonas, foram mais de 180 equipes e aproximadamente 1,5 mil competidores de todos os estados do Norte. Mais que uma competição, segundo o diretor regional do SESI Amazonas, Antonio Silva, o Torneio deve ser uma excelente experiência de aprendizado de relacionamento e conhecimento compartilhado em equipe.

“É importante essa participação do nosso astronauta e agora o ministro vem percorrendo pelo Brasil, inclusive nas escolas da Rede SESI, motivando os jovens que desejam ingressar em carreiras de ciência e tecnologia, além de auxiliar na formação de professores e na orientação sobre como devem funcionar as escolas técnicas”, explicou.

A equipe de robótica de Alagoas, Robocamb, representada pelo integrante Leonardo Amorim, 15, do 1º ano do Ensino Médio, compartilhou no evento a experiência para chegar ao torneio internacional em Arkansas (EUA) em maio de 2018. A equipe ficou entre as dez que representaram o Brasil após o destaque no desempenho da etapa nacional, em Curitiba.

“O conhecimento e a experiência que adquirimos lá foram além do que esperávamos, aprendemos sobre outras culturas, conhecemos novas pessoas e representamos não só Alagoas, mas o Brasil. Foi um momento único”, contou Amorim.

A participação do astronauta e da equipe Robocamb despertou ainda mais a vontade do aluno Davi Oliveira, 7, do 1º ano do ensino fundamental, que acompanhado da mãe Viviane Oliveira, 44, foi ao evento vestido de astronauta. “Desde mais novo, tudo que é relacionado ao espaço e robôs despertam o seu interesse, então ele mesmo produz objetos com sobras de alguns aparelhos eletrônicos e papelão. Adorei a iniciativa do SESI de montar um evento como esse e trazer uma figura tão importante como o astronauta, que é a inspiração dele e de muitos outros jovens”, disse o estudante.

SAIBA MAIS - Veja o calendário das etapas regionais do Torneio SESI de Robótica. As próximas competições acontecem nos dias 9 e 10 de novembro, em Bento Gonçalves (RS) e em Brasília. 

Relacionadas

Leia mais

INFOGRÁFICO: Viaje no espaço com o Torneio SESI de Robótica
Começa a etapa regional do Torneio SESI de Robótica
Projetos de alunos do SESI são destaque em feira de ciência e tecnologia

Comentários