SESI promove evento sobre formação e valorização dos professores

Realizado em parceria com o Canal Futura, o Seminário Internacional de Educação ocorre de maneira híbrida em 25 de outubro

Três mulheres e um homem sentados em um palco. Ao fundo, há um banner degradê do roxo para o rosa. Abaixo da imagem, é possível ver algumas pessoas sentadas de costas
Seminário Internacional SESI de Educação de 2022 ocorreu no Rio de Janeiro

Na próxima quarta-feira (25), o Serviço Social da Indústria (SESI) realiza o Seminário Internacional de Educação com o tema “Formação de Professores e valorização da carreira docente”. O evento será presencial no Estúdio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com transmissão ao vivo no YouTube do SESI, das 14h30 às 17h30. 

Se você é professor, educador, gestor, pesquisador e se interessa pelo tema, participe desse encontro, que é uma parceria com o Canal Futura para apoiar a implementação de políticas visando a formação de professores. A proposta é debater sobre a prática docente como profissão e os desafios da formação inicial e continuada de professores.  

A programação conta com nomes como António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa; Lourival Jose Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC); Mozart Ramos, professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco; e Kátia Marangon, gerente do Centro SESI de Formação em Educação.  

Ao final da transmissão, os participantes presenciais se direcionarão para o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais, onde farão uma visita guiada no Centro SESI de Formação em Educação, com um coquetel de encerramento. 

Formar professores é a base para a educação 

Desde 2014, o Brasil tem o Plano Nacional da Educação (PNE) – instrumento legal que estabelece orientações para o ensino fundamental e médio por 10 anos. Uma das metas é o fortalecimento da formação inicial e continuada de professores. 

No próximo ano, o prazo de 10 anos chega ao fim, e o Observatório PNE, coordenado pelo Todos Pela Educação, indica que os objetivos estão longe de serem alcançados. Atualmente somente 40% dos professores fizeram cursos de capacitação, por exemplo. 

Veja quem vai participar 

Confira abaixo os convidados do seminário que debaterão sobre o tema “Formação de professores e valorização da carreira docente”: 

Palestrante: 

️➡️ António Sampaio da Nóvoa  

Homem branco de cabelo grisalho e barba usando terno
António da Nóvoa é educador português e reitor honorário da Universidade de Lisboa - Foto: Marina Piedade

Professor universitário português, doutor em Ciências da Educação e História Moderna e Contemporânea. Atualmente, é professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e reitor honorário da mesma universidade. 

Painelistas: 

➡️ Lourival Jose Martins Filho 

Homem de cabelo grisalho usando óculos de grau e terno. Ele está de braços cruzados
Lourival Jose Martins Filho faz parte da Secretaria de Educação Básica do MEC

Diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). Tem experiência na docência, coordenação pedagógica e gestão escolar da Educação Básica.  

➡️ Mozart Ramos 

Homem branco de cabelo grisalho e expressão serena usando camisa social lilás
Um dos objetivos da cátedra que Mozart Ramos faz parte é melhorar a qualidade das políticas públicas de educação básica

Professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco. Possui pós-doutorado em Química pela Politécnica de Milão, na Itália. Ingressou como docente da UFPE, em 1977. É o atual titular da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) Polo de Ribeirão Preto. 

️➡️ Kátia Marangon 

Mulher branca de cabelo loiro usando óculos de grau e sorrindo para a foto. Ela usa camisa branca e um blazer cinza e está sentada em uma mesa
Kátia Marangon é gerente do Centro SESI de Formação em Educação e uma das painelistas do evento

Gerente do Centro SESI de Formação em Educação e mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Foi Coordenadora Geral de Planejamento e Gestão da Educação Especial, na Secretaria de Educação Especial (Seesp) no Ministério da Educação (MEC). 

Serviço   

Seminário Internacional SESI de Educação | Formação de professores e valorização da carreira docente 

Data: 25 de outubro de 2023, das 14h30 às 17h30

Local: Estúdio CNI, na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília (DF)   

Entrada: Gratuita

Transmissão: Canal no YouTube do SESI 

Relacionadas

Leia mais

Seminário internacional reúne especialistas para debater políticas e inovações na educação
Inclusão pela arte: conheça três projetos que unem as diferenças
Sete projetos incríveis para conhecer no Seminário Internacional SESI de Educação

Comentários