Seminário internacional reúne especialistas para debater políticas e inovações na educação

Evento realizado pelo SESI e SENAI será nos dias 16 e 17 de março em Brasília. Educadores vão avaliar desafios e traçar estratégias para uma educação de qualidade e o desenvolvimento do país

Edição de 2022 do Seminário internacional SESI de Educação foi no Rio de Janeiro

Qual o papel da educação para o desenvolvimento de todo país? Esta é a principal pergunta que o Seminário Internacional SESI SENAI de Educação pretende debater no evento que ocorre nos dias 16 e 17 de março de 2023, na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. 

O Seminário Internacional faz parte da programação do Festival SESI de Robótica, com a participação do governo e de especialistas da área de educação, gestores, coordenadores e docentes. A edição é gratuita e direcionada a pedagogos da rede pública e particular de ensino, diretoria e gestores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), especialistas e gerentes de educação de empresas e formadores de opinião com atuação em educação, inovação e tecnologia. 

Participam dos debates o diretor-geral do SENAI e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi; o ministro da Educação, Camilo Santana; o ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal Nuno Crato; a presidente-executiva do Todos Pela Educação, Priscila Cruz; a física brasileira e professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) Sônia Guimarães; o especialista em educação profissional para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO), Ramom Iriarte; o presidente da Google Cloud para América Latina, Eduardo Lopez, entre outros.  

Veja outros temas: Frete marítimo, Hidrogênio Verde, Indicadores Industriais e Norma Regulamentadora No.1 (NR-1)

A programação é dividida em quatro sessões que irão abordar: políticas de educação, a escola como espaço de inovação e transformação, educação profissional e o futuro do trabalho e a formação de professores como estratégias para uma educação de qualidade. Para se inscrever, clique aqui. Abaixo, confira a programação completa: 

Programação completa 

16/03 – Quinta-feira 

➡️ 14h às 14h30 – Abertura institucional 

  • Convidados: Rafael Lucchesi, diretor de Inovação e Tecnologia SESI/SENAI, e Camilo Santana, ministro da Educação 

➡️ 14h30 às 17h – Sessão 1 – Políticas de educação para o desenvolvimento do país 

  • Palestrante: Nuno Crato, ex-ministro da Educação e Ciência de Portugal 
  • Painelista: Rafael Lucchesi; Priscila Cruz, presidente do Todos pela Educação; e Vitor de Angelo, presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed)
  • Mediação: Pilar Lacerda, pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (DGPE/FGV) no Rio de Janeiro 

17/03 – Sexta-feira 

➡️ 9h às 10h40 – Sessão 2 – A escola como espaço de inovação e transformação – Nesta sessão haverá um QR code para acesso à plataforma futuro.digital. 

  • Palestrante: Paulo Blikstein, professor de Design de Tecnologias de Aprendizagem da Universidade de Columbia, diretor do Transformative Learning Technologies Lab e do Lemann Center para Estudos Brasileiros.
  • Painelista: Luciano Sathler, reitor e membro do Conselho Deliberativo do CNPq e membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED); Sônia Guimarães, física e 1ª mulher negra a lecionar no ITA; e Saulo Marquezini, gerente de Assuntos Governamentais da BMW do Brasil
  • Mediação: Paulo Mol, diretor de Operações do SESI Nacional 

➡️ 10h50 às 12h30 – Sessão 3 – Educação Profissional e o futuro do trabalho 

  • Palestrante: Eduardo Lopez, presidente da Google Cloud para América Latina
  • Painelista: Getúlio Ferreira Marques, secretário da Setec/MEC; Ramon Iriarte, especialista em educação profissional para a América Latina e Caribe (OREALC/UNESCO); Cristiana Ferreira de Farias, gerente de RH da Stellantis South America 
  • Mediação: Felipe Morgado, superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Nacional 

➡️ 14h às 15h30 – Sessão 4 – Formação de professores como estratégia para uma educação de qualidade 

➡️ 16h às 16h30 – Visita exploratória e vivências no SESI Lab

Confira a lista de palestrantes e debatedores:

Economista pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia. Atualmente é diretor de Educação e Tecnologia da Confederação Nacional da Indústria, diretor superintendente do SESI e diretor-geral do SENAI. 

Pesquisador, escritor, professor de matemática e estatística no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG). Ex-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Matemática durante três mandatos, entre 2004 e 2010 e ex-ministro da Educação e Ciência 2011-2015 do XIX Governo Constitucional de Portugal. 

Pesquisadora associada do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais (DGPE/FGV) no Rio de  Janeiro.

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da Universidade Vila Velha, também secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Presidente-executiva e co-fundadora do Todos Pela Educação. É mestre em Administração Pública pela Harvard Kennedy School of Government. Presidente do Conselho do Instituto Articule e membro dos Conselhos do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (DPJ/CNJ), do Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo, da Fundação Itaú de Educação e Cultura, do Instituto Singularidades, do Centro de Estudos de Educação e Inovação em Educação da FGV/RJ e do Instituto Rodrigo Mendes

Professor de Design de Tecnologias de Aprendizagem da Universidade de Columbia e diretor do Transformative Learning Technologies Lab e do Lemann Center para Estudos Brasileiros. Criador dos primeiros FabLabs e Makerspaces educacionais do mundo em 2010 e pioneiro no campo da mineração de dados em educação e de learning analytics

Primeira mulher negra doutora em física no Brasil, em 1989 pela Universidade de Manchester (Reino Unido), foi a primeira mulher negra a ser professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Especialista em física aplicada, com pesquisas sobre semicondutores e desenvolvimento de sensores de calor.  

Internacionalista pela Pontifica Universidade Católica Minas, foi Assistente de Projetos de direitos humanos na unidade de políticas setoriais do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), atualmente Gerente de Assuntos Governamentais da BMW do Brasil

Membro do Conselho Deliberativo do CNPq e do Conselho de Educação e Treinamento da FIEMG. Founder da CertifikEDU Microcertificação e Blockchai.

Diretor de Operações do Serviço Social da Indústria (SESI). Economista, é mestre em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e especialista em políticas públicas e gestão governamental. Foi analista econômico do Ministério da Fazenda entre 1998 e 2004.

Engenheiro e especialista em estratégia de negócios pela Universidade de Buenos Aires, foi vice-presidente sênior de soluções de engenharia, arquitetura e inovação na Oracle. Atualmente é o presidente de Google Cloud para América Latina.

Especialista em engenharia e professor, nomeado para exercer o cargo de secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC). Atuou como diretor de ensino e diretor-geral do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte, atual IFRN

Mestre em Educação com foco em Educação Tecnológica pela Aichi University of Education (Japão) e Ph.D. em Ciência da Computação pela Kagoshima University (Japão). É especialista em Educação Profissional para América Latina e Caribe da UNESCO.  

Gestora de RH no Grupo Stellantis, mestre em Gestão Estratégica de Pessoas. Tem trajetória de 25 anos em indústrias multinacionais de diversos segmentos, atuando nas áreas de Learning, Talent Management, Diversidade & Inclusão e HRBP (consultor interno de RH). 

Superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI Nacional. Administrador, com MBA em Controladoria e Finanças e pós-graduação em Gestão de Projetos pela Fundação Getulio Vargas. 

PhD em Linguística pela University of California em Berkeley, mestre em Letras e Linguística e graduada em Letras pela Universidade de Brasília (UnB). Especialista em etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e pós-doutorado em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. É membro-licenciada do Todos pela Educação, além de integrante da Academia Feminina de Letras de Goiás. Atualmente é secretária estadual de Educação do estado de Rio Grande do Sul. 

Professora de matemática pela Faculdade de Filosofia e Letras de Moema (FFCL) e especialista em matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP). Doutora e mestre em educação com foco em ensino de ciências e matemática pela Faculdade de Educação da USP. Ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação e atualmente é diretora presidente do grupo educacional Mathema

Diretoria-Geral do Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC) da Secretaria de Estado da Educação da Bahia. Vice-presidente do Fórum Estadual Permanente de Formação Docente e membro associada efetiva do Todos pela Educação. Nomeada como diretora de Formação da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação. 

Gerente Executivo de Educação da Rede SESI de ensino. Professor de Física pela Universidade Federal de Goiás (2006), presidiu o Comitê Estadual de Goiás da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2015/2016, período no qual exerceu a função de Superintendente de Ensino Médio da Secretaria e elevou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 16º a 1º entre as Unidades Federativas. 

Serviço 

  • Seminário Internacional SESI SENAI de Educação 
  • Data: 16 e 17 de março de 2023 
  • Local: Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília 
  • Entrada: Gratuita mediante inscrições. Clique aqui.

Matéria atualizada em 13 de março.

Relacionadas

Leia mais

Sete projetos incríveis para conhecer no Seminário Internacional SESI de Educação
Seminário do SESI abordou engajamento, formação e avaliação no Novo Ensino Médio

Comentários