SESI lança plataforma para receber sugestões dos professores sobre material didático

Ambiente virtual colaborativo permitirá aprimoramento do material didático autoral a partir das contribuições de quem o utiliza em sala de aula. Ação integra sistema estruturado de ensino

O novo material didático autoral do Serviço Social da Indústria (SESI) para a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) já está sendo utilizado em sala de aula. Agora os professores da rede poderão enviar seus comentários e sugestões de melhoria em um ambiente virtual colaborativo.

A plataforma foi lançada nesta quinta-feira (27), em transmissão ao vivo no canal SESI no YouTube. O diretor de Operações do SESI, Paulo Mol; o gerente Executivo de Educação, Wisley Pereira; e o gerente de Educação Básica, Leonardo Pedreira, destacaram o ineditismo da iniciativa e a importância da participação dos docentes.


“É um projeto ousado e necessário, que dá voz aos nossos docentes. O nosso objetivo é reconhecer o protagonismo dos professores na construção do Sistema Estruturado de Ensino, então contamos com as contribuições de vocês”, incentiva Paulo Mol.


O diretor do SESI lembra que são aproximadamente 500 escolas, 12.500 docentes e 300 mil alunos na educação básica e de jovens e adultos. Lançado no ano passado, o Sistema Estruturado de Ensino reúne estratégias e metodologias pedagógicas para promover a aprendizagem.

Confira o calendário para sugestões aos materiais didáticos por etapa de ensino

Docentes e alunos são protagonistas na reestruturação da rede SESI

O foco desse sistema é no desenvolvimento produtivo/industrial, na preparação para o mercado de trabalho, em STEAM (acrônimo em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes/Design) e no protagonismo dos professores e estudantes.

Elaborado de maneira colaborativa, em um processo inovador que contou com a participação de 116 professores representantes das cinco regiões do Brasil, especialistas de universidades públicas e privadas e a equipe do SESI nacional, o material didático é uma entrega relevante na consolidação do Sistema.


“A plataforma de colaboração é o ambiente virtual para os professores visualizarem os materiais didáticos e enviarem comentários e sugestões de melhoria. Participem! Estamos trabalhando pela educação do futuro, com o DNA SESI e o que há de mais inovador e próspero, que é a colaboração em rede, com a participação de todos”, afirmou Wisley Pereira.


Confira o depoimento dos professores que participaram da elaboração do material didático autoral do SESI:

Relacionadas

Leia mais

Colaboração e pioneirismo: professores do SESI elaboram material didático próprio
Rede SESI de Ensino terá colaboração em rede e material didático próprio
Professores do SENAI do Paraná desenvolvem cartilha sobre ensino a distância

Comentários