O novo material didático autoral do Serviço Social da Indústria (SESI) para a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) já está sendo utilizado em sala de aula. Agora os professores da rede poderão enviar seus comentários e sugestões de melhoria em um ambiente virtual colaborativo.
A plataforma foi lançada nesta quinta-feira (27), em transmissão ao vivo no canal SESI no YouTube. O diretor de Operações do SESI, Paulo Mol; o gerente Executivo de Educação, Wisley Pereira; e o gerente de Educação Básica, Leonardo Pedreira, destacaram o ineditismo da iniciativa e a importância da participação dos docentes.
“É um projeto ousado e necessário, que dá voz aos nossos docentes. O nosso objetivo é reconhecer o protagonismo dos professores na construção do Sistema Estruturado de Ensino, então contamos com as contribuições de vocês”, incentiva Paulo Mol.
O diretor do SESI lembra que são aproximadamente 500 escolas, 12.500 docentes e 300 mil alunos na educação básica e de jovens e adultos. Lançado no ano passado, o Sistema Estruturado de Ensino reúne estratégias e metodologias pedagógicas para promover a aprendizagem.
Docentes e alunos são protagonistas na reestruturação da rede SESI
O foco desse sistema é no desenvolvimento produtivo/industrial, na preparação para o mercado de trabalho, em STEAM (acrônimo em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes/Design) e no protagonismo dos professores e estudantes.
Elaborado de maneira colaborativa, em um processo inovador que contou com a participação de 116 professores representantes das cinco regiões do Brasil, especialistas de universidades públicas e privadas e a equipe do SESI nacional, o material didático é uma entrega relevante na consolidação do Sistema.
“A plataforma de colaboração é o ambiente virtual para os professores visualizarem os materiais didáticos e enviarem comentários e sugestões de melhoria. Participem! Estamos trabalhando pela educação do futuro, com o DNA SESI e o que há de mais inovador e próspero, que é a colaboração em rede, com a participação de todos”, afirmou Wisley Pereira.
Confira o depoimento dos professores que participaram da elaboração do material didático autoral do SESI: