Colaboração e pioneirismo: professores do SESI elaboram material didático próprio

Rede é uma das primeiras do país a ter material didático autoral para ensino infantil, fundamental, médio e de jovens e adultos alinhado à Base Nacional Comum Curricular e ao Novo Ensino Médio

Ao todo, 116 professores do SESI participaram da produção do material didático

O Serviço Social da Indústria (SESI) concluiu uma etapa importante para a consolidação do seu Sistema Estruturado de Ensino, política de educação básica alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que vai nortear as mais de 500 escolas da rede SESI. Trata-se de material didático próprio e autoral, elaborado de maneira colaborativa, com a participação de 116 professores representantes das cinco regiões do Brasil.

Normalmente uma produção deste tipo leva anos para abranger todas as etapas de ensino, mas, no início de 2021, a rede SESI já disponibilizou seu material de educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mesmo em um cenário de pandemia, os docentes, junto a especialistas de universidades públicas e privadas e à equipe do SESI nacional - o que totalizou 172 pessoas -, conseguiram finalizar.

Atualmente lecionando para o 2º ano do ensino fundamental, a professora Alenice Gonçalves Fonseca fazia parte do quadro da educação infantil da escola SESI/MA Anna Adelaide Bello até o ano passado. A pedagoga participou do processo de elaboração e ficou encantada ao conferir o material impresso com as propostas didáticas sugeridas por eles.


“Cada seção aborda temas e situações que levam as crianças a pensarem e a compartilharem ali, ideias e opiniões, estimulando o pensamento lógico e criativo desde a primeira infância. O maior diferencial é, sem dúvida, desenvolver as habilidades dos alunos a partir dos pilares da Rede SESI, proporcionar experiências reais”, opina a professora Alenice, destacando a importância de contextualizar os temas e abordá-los na linguagem infantil.


A equipe contou com o desenvolvimento de matrizes de referência curricular, sequências didáticas, propostas pedagógicas e documentos para avaliação de aprendizagem alinhados à BNCC e à reforma do ensino médio. Agora, o material encontra-se em uso, e espera contribuições por parte dos docentes do SESI, que podem comentar e fazer sugestões. 

O objetivo é que todos os professores possam, com base em sua experiência com o material na sala de aula, apoiar o aprimoramento. Será a primeira vez que uma rede permite essa contribuição em nível nacional, e a versão de 2022 irá incorporar as melhorias.

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Pilares que nortearam a construção do material:

 

Pioneirismo no alinhamento à BNCC e ao Novo Ensino Médio

Além de ter sido um processo colaborativo, concluído em tempo recorde, o gerente Executivo de Educação do SESI, Wisley Pereira, destaca o pioneirismo da iniciativa: o material, que terá as versões impressa e on-line, é um dos primeiros, no Brasil, totalmente alinhados à BNCC e ao Novo Ensino Médio.


“Estabelecemos um padrão de qualidade educacional para todas as nossas escolas, com o DNA da rede SESI. Esperamos, assim, garantir organicidade, harmonia, troca de experiências e sinergia entre os departamentos regionais e resultados de excelência no SAEB [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica], na Prova Brasil e no ENEM [Exame Nacional do Ensino Médio]”, pontua Wisley Pereira.


Sem o envolvimento dos professores no processo, não seria possível incorporar as experiências e os aprendizados de quem está, diariamente, em sala de aula. Foi dessa troca que a professora Alenice mais gostou. Apesar de estarem em regiões distintas, ela percebeu que o trabalho é similar, o que fortalece a identidade da rede.

Material estará disponível em sala de aula e os professores podem solicitar aprimoramento com base na experiência

Ao interagir com os assessores e coordenadores do projeto, os docentes se sentiram à vontade para expor suas sugestões. “Foi muito interessante compartilhar ideias e propostas de atividades, principalmente para o momento do ensino remoto, considerando a atual situação da pandemia. É um momento único perceber que nós, professores, conseguimos levar ideias tão boas a ponto de serem publicadas no material impresso. Uma experiência da qual sinto muito orgulho de ter feito parte”, conclui.

O que é o Sistema Estruturado de Ensino?

O novo Sistema Estruturado de Ensino do SESI reúne estratégias e metodologias pedagógicas para promover a aprendizagem de crianças, adolescentes, jovens e adultos com foco no desenvolvimento produtivo/industrial, na preparação para o mercado de trabalho, em STEAM (acrônimo em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática e Artes/Design) e no protagonismo dos professores e estudantes.

Além do material didático autoral, o sistema prevê assessoria pedagógica; formação continuada de professores, coordenadores e gestores da educação; programa de avaliações da aprendizagem; e simulados de avaliações externas para garantir a qualidade da educação SESI em todos os 26 estados e no Distrito Federal.

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