Como adaptar suas aulas presenciais para o formato a distância? Esta foi a pergunta que guiou os professores Kleber Lopes Petry e Emerson Amaral, do curso técnico em Informática do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná, no desenvolvimento da cartilha “Ada – distância sim, sozinhos nunca”.
“Quando trabalhamos na sala de aula, presencialmente, há um convívio social. Sair deste convívio presencial para o remoto é um desafio. Sabemos que a internet tem muitas ferramentas boas e gratuitas. Então, nosso objetivo foi definir quais são as ferramentas ideais e como adaptá-las para que o ambiente educacional continue ativo a distância”, conta Kleber.
A cartilha rendeu para os professores o primeiro lugar no Grand Prix de Inovação covid-19, desafio nacional do SENAI que objetivou promover a criatividade por meio de soluções educacionais para o perído de pandemia.
Como professores de TI, a dupla decidiu homenagear a matemática Ada Lovelace, que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina e foi a primeira programadora da história, dando o nome dela ao projeto. A cartilha traz orientação de ferramentas, critérios de gratificação e avaliação, sempre de forma atrativa e desafiadora para os estudantes do SENAI.
“Além de selecionar ferramentas efetivas, tivemos que levar em consideração o perfil dos alunos, pois não são todos que aderem e têm facilidade com tecnologia. Entre as nossas soluções, procuramos elencar sugestões que abrangem comunicação curta e instantânea, com com transmissões objetivas, e elementos de gamificação e desafios para os estudantes”, conta Kleber.
Em Maringá, professores do curso técnico em Informática, de Eletrônica, Eletroeletrônica e Automação já estão aderindo às sugestões da cartilha “Ada”.
Cinco regras da cartilha “Ada – distância sim, sozinhos nunca”
Os professores elencaram cinco regras para melhorar a dinâmica das aulas virtuais. São elas:
1. Facilidade de encontrar as informações
Todas as informações da aula devem estar com fácil acesso, seja atividade, a solução apresentada pelos alunos ou até mesmo o feedback das atividades.
2. Ferramentas acessíveis
Busque ferramentas que sejam de fácil utilização ao meio que os alunos estão habituados. Não imponha ferramentas, apresente e veja se irá surtir efeito.
3. Respostas rápidas
Adote um tempo de resposta menor. Evite o e-mail nessa abordagem, pois o tempo de resposta é longo comparado com uma mensagem instantânea.
4. Feedback
Esteja sempre aberto ao feedback. Se algo não está dando certo, mude a estratégia o quanto antes.
5. Aulas mais curtas
Fracione suas aulas ao vivo, não seja cansativo, utilize técnicas como a de pomodoro para o gerenciamento da atenção dos seus alunos.
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