SESI e SENAI promovem ações em homenagem ao mês docente

No mês do professor, confira as ações que serão realizadas pelo SESI e SENAI para educadores de todo o Brasil

foto: sala de aula
Algumas das iniciativas têm como objetivo trazer o Novo Ensino Médio para o debate nacional

Em outubro comemora-se o mês do docente e, para homenagear esses profissionais da educação, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) - instituições que integram o Sistema Indústria e trabalham com educação básica e educação profissional, respectivamente - irão promover uma série de ações, tanto para os docentes da própria rede quanto para o público externo. Algumas das iniciativas têm como objetivo trazer o Novo Ensino Médio para o debate nacional. 

Nesta sexta-feira, 1º de outubro, o gerente-executivo de Educação do SESI, Wisley Pereira, e o gerente-executivo de Educação Profissional e Tecnológica do SENAI, Felipe Morgado, farão a abertura do mês docente por vídeo; e, em seguida, profissionais de todas as redes educacionais poderão prestigiar a live da Orquestra do SESI Mato Grosso, que será transmitida pelos canais do SESI Nacional e SENAI Play

Novo Ensino Médio é tema de seminários internacionais 

O Canal Futura, em parceria com o SESI e o SENAI, realizará o Seminário Internacional Juventude, Educação e Trabalho, que aborda o Novo Ensino Médio e a formação técnica e profissional dos jovens brasileiros. O evento ocorrerá entre os dias 5 e 7 de outubro, das 16h30 às 19h, e será transmitido ao vivo no YouTube do Canal Futura

Dividido em painéis temáticos, os quais serão mediados pelo educador e jornalista Alexandre Sayad, o seminário reunirá participantes com experiências nacionais e internacionais, que abordarão os desafios da educação no Brasil, as transformações tecnológicas pelas quais o setor produtivo e a indústria estão passando, além das expectativas com a implementação do Novo Ensino Médio e a expansão do itinerário de Formação Técnica e Profissional.  

Já, entre os dias 26 e 28 de outubro, será realizado o 3º Seminário Internacional SESI de Educação, que trata da temática “Novo Ensino Médio - Os desafios de engajamento, formação e avaliação dos novos modelos educacionais”.   

O evento promoverá debates e reflexões referentes à implementação do Novo Ensino Médio com uma abordagem mais abrangente dos desdobramentos na formação dos educadores, na adequação dos currículos de sistemas e redes de ensino, norteados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nos novos modelos avaliativos, além dos impactos na vida dos estudantes, docentes e toda a comunidade escolar.

O seminário poderá ser acompanhado pelo canal do Futura no YouTube, das 17h às 19h, ao longo dos três dias de encontros. Os temas que irão nortear as discussões do evento são: Juventude e o Novo Ensino Médio: responsabilidades para uma mudança efetiva; Formação de educadores: o futuro agora; e os desafios da avaliação educacional e o novo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Além disso, a voz dos jovens estudantes também será ouvida e o debate irá compor um podcast intitulado “Qual vai ser? - Novo Ensino Médio”. 

Confira as ações destinadas ao público interno 

As ações do mês do professor não param por aí. No dia 13 de outubro, será realizado um evento virtual de lançamento das oportunidades ofertadas pela rede SESI, que atualmente conta com quase 9 mil educadores, para o desenvolvimento profissional dos seus docentes. Entre as ações reservadas para esse dia, incluem-se: 

  • A apresentação do Centro de Formação de Professores, que visa multiplicar a expertise da rede SESI por meio da promoção do ensino superior e ofertar outras ações de formação;  
  • O lançamento do Repositório de boas práticas da Rede SESI, iniciativa que estimula a troca de experiências pedagógicas bem-sucedidas que utilizam tecnologias educacionais, metodologias ativas e abordagem STEAM, dentre outras; 
  • A apresentação da plataforma de redação Letrus, tecnologia de inteligência artificial premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para melhoria das habilidades de redação dos estudantes.  

Além disso, os professores serão incentivados a realizarem o Exame Internacional de Proficiência em Língua Inglesa – TOEIC e haverá a oferta de certificação Microsoft Certified Education (MCE). 

Docente, destaque o seu talento 

Cozinhar, cantar ou dançar, seja qual for a sua habilidade, não fique de fora dessa! Com o objetivo de valorizar os talentos dos docentes fora da sala de aula, o Geração SESI SENAI realizará um concurso para premiar os melhores talentos das redes SESI e SENAI. Envie aqui o seu vídeo até o dia 8 de outubro, reúna a sua torcida e fique atento ao aplicativo do Geração SESI SENAI e às nossas redes sociais.  

A votação será realizada, entre os dias 26 e 29 de outubro, por disputa de likes no Instagram, onde serão postados os vídeos dos docentes da educação básica e da educação profissional nas páginas SESI Nacional e SENAI Nacional, respectivamente. O resultado dos dois grandes ganhadores da competição será divulgado no dia 1º de novembro. 

Edição Grand Prix para docentes 

Para encerrar a programação especial do mês docente, no dia 29 de outubro, das 9h às 17h, será realizado o Grand Prix Docente, que, nesta edição, terá os educadores como participantes. Eles trabalharão em equipes multidisciplinares, chamadas de escuderias, e deverão desenvolver soluções inovadoras para desafios reais da indústria. A ação, organizada como um jogo, será virtual. Portanto, os competidores precisarão ter disponível um computador com câmera e acesso à internet.  

Não perca a última atividade do mês docente. Para se inscrever, procure o interlocutor da Saga de Inovação do seu estado até o dia 15 de outubro e informe o seu contato. As equipes vencedoras serão premiadas ao final da competição.

Relacionadas

Leia mais

De professor para professor: 6 dicas para utilizar nas aulas
23 de setembro: Dia da Educação Profissional e Tecnológica
Minicursos gratuitos para educadores abordam gamificação e cidadania digital

Comentários