SESI e SENAI lançam instituto para impulsionar tecnologias educacionais

O instituto visa não apenas incorporar, mas também liderar as inovações no campo educacional, criando soluções para a educação 4.0

dois homens, de blusa azul, mexem em aparelho branco atrás de uma oficina
Instituto tem laboratório maker e de prototipagem para novos negócios e soluções na área de educação. Foto: Gilberto de Sousa/CNI

As rápidas transformações tecnológicas têm redefinido não apenas a natureza do trabalho, mas também as habilidades exigidas dos profissionais. Diante desse cenário, a inovação no processo de ensino torna-se essencial. Reconhecendo essa necessidade, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), instituições já conhecidas pela excelência em educação regular e profissional no Brasil, lançaram o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais.

O instituto visa não apenas incorporar, mas também liderar as inovações no campo educacional, criando soluções para a educação 4.0. O foco está em desenvolver novas tecnologias educacionais, garantindo que SESI e SENAI permaneçam na vanguarda da inovação, moldando o ensino e a qualificação profissional com uma perspectiva voltada para o futuro. “Não dá para pensar em uma indústria 4.0 e competitiva adotando uma educação 100% tradicional. A educação precisa ser reinventada”, defende Juliana Gavini, especialista de desenvolvimento industrial do SENAI.

Localizado em Brasília, ao lado do prédio da CNI, o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais também contribuirá com a formação de professores capazes de lidar com as transformações digitais.


"A ideia é abrir um ambiente colaborativo para unir forças e enfrentar os desafios do futuro do trabalho. É por isso que queremos que o instituto pense 10 vezes à frente sobre a educação do futuro", diz Luiz Eduardo Leão, gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI.


O momento é mais que oportuno. O setor educacional registrou um crescimento tecnológico expressivo nos últimos anos, especialmente devido à pandemia de Covid-19. De acordo com pesquisa divulgada em 2021 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o uso de plataformas para atividades de ensino e aprendizagem nas escolas urbanas triplicou entre 2016 e 2020, subindo de 22% para 66% no país. Além disso, o estudo revela que 82% das escolas brasileiras já possuíam acesso à internet.

mulher branca de cabelos longos e lisos sorri e usa blusa preta
"A educação precisa ser reinventada", afirma Juliana Gavini do SENAI

Parcerias e incentivo a startups

A ideia é que o Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais funcione como um centro de inovação, conectando-se a parceiros no Brasil e no mundo, como Google, Huawei, AWS e Totvs. Ele também oferecerá mentoria para transformar ideias em soluções e negócios para a educação e atuará com programas de pré-aceleração e aceleração de startups e busca de investimentos, seguindo o modelo da bem-sucedida Plataforma de Inovação para a Indústria. Além de fornecerem recursos, os programas idealizados pelo instituto proporcionarão conexões para tirar projetos do papel, gerando impacto e transformação.

A estrutura do novo empreendimento fornece suporte para a prototipagem e o desenvolvimento de ideias e negócios, contando com showroom para divulgar e experimentar novas tecnologias, ambiente de trabalho colaborativo, laboratórios de tecnologias avançadas, como cibersegurança e indústria 4.0, além de um espaço maker e de um ambiente de ideação e criatividade.

A proposta é que o instituto do SESI e do SENAI se torne um ponto de convergência para startups, empresas, investidores, institutos, escolas e universidades. “O SESI já é referência em educação e no uso de tecnologias em sala de aula para o aprendizado. O novo instituto também terá um centro direcionado a formar professores em tecnologias específicas que serão adotadas nas escolas, para que possam utilizá-las a seu favor. Um exemplo disso é o uso da inteligência artificial para construir um plano de aula”, destaca Paulo Mól, Diretor de Operações do SESI.

Outro objetivo do instituto é fomentar a abertura de um novo nicho de negócio no Brasil: o mercado de startups direcionadas para a educação profissional. De acordo com o Mapeamento Edtech 2022, estudo que elenca dados sobre as chamadas EdTechs - empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para a educação -, há 813 delas ativas no país, atuando em áreas como inteligência artificial, machine learning, gamificação e realidade virtual, entre outras. Praticamente todas estão voltadas à educação regular. “Há uma lacuna com boas oportunidades no âmbito da educação profissional, e o SENAI pode ser não só um grande cliente, como um parceiro”, avalia Luiz Eduardo Leão.

Pilares do Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais

Negócios e conexões

Tecnologias educacionais

Educação inovadora

 

Aceleração de edtechs
Programa de parcerias
Fomento e investimento de novos negócios

Desenvolvimento tecnológico
Portfólio de tecnologias
Programas de inovação

Trilhas de capacitação
Promoção da cultura de inovação

Empreendedorismo de impacto

Relacionadas

Leia mais

Tecnologias criam 14 novas profissões na Saúde
Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação inaugura nova sede em Pernambuco
Escolas do SESI são reconhecidas pela Microsoft pelo uso de tecnologias

Comentários