Sesi capacita professores para uso de Lego em sala de aula

Desenvolver, despertar, ampliar a capacidade empreendedora e criativa são alguns benefícios da adoção do Programa de Educação Tecnológica Curricular Lego Zoom

Engana-se quem pensa que o Lego é apenas um brinquedo de encaixe que permite inúmeras combinações. Em sala de aula essa "ferramenta" didática associada a um sistema de programação (NXT) é um inovador recurso pedagógico que pode ser utilizado em todas as etapas da educação básica para abordar diferentes conteúdos.

Desenvolver, despertar, ampliar a capacidade empreendedora e criativa são alguns benefícios da adoção do Programa de Educação Tecnológica Curricular Lego Zoom, considerado uma solução de aprendizagem inovadora para a educação básica e para o qual os professores da Rede Sesi de Educação em Mato Grosso do Sul estão sendo capacitados para utilizar a novidade em sala de aula.

No Estado, até agora, já receberam a capacitação professores das escolas do Sesi em Campo Grande, Dourados e Corumbá, sendo que em Três Lagoas o trabalho será realizado na próxima semana. Segundo a gerente de educação e cultura do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, a capacitação é uma iniciativa nacional e visa a implantação do Programa em todas as escolas da Rede. "Essa solução de aprendizagem pode ser aplicada em várias áreas do conhecimento, sendo que no Ensino Médio ela é voltada para as aulas de física, por se tratar de robótica", detalhou.

Trabalho em grupo

Ela destacou ainda que, ao utilizar essa metodologia, os professores também valorizam o trabalho em grupo e estimulam que o aluno desenvolva outras habilidades. "A turma é dividida em grupo e em cada grupo existem diferentes funções, que são alternadas de modo que em algum momento todos vão desempenhar todas as funções, desenvolvendo habilidades que o aluno levará para a vida toda e também para o mercado de trabalho", previu.

Segundo o coordenador pedagógico da Zoom Education for Life, Marcos Pollo, representante exclusivo da Lego Education no Brasil, com esse programa os professores tornam as aulas mais dinâmicas. "Utilizando as ferramentas inovadoras do programa, o professor aperfeiçoa a sua metodologia e proporciona o desenvolvimento das competências e habilidades em seus alunos de forma inovadora e prazerosa, com possibilidades concretas da associação do conteúdo estudado com o mundo real, pois todo material pedagógico é baseado nos parâmetros curriculares nacionais", declarou.

Ainda segundo Marcos Pollo, as capacitações iniciais fazem parte das primeiras ações, cujo objetivo é sistematizar os trabalhos da Rede Sesi de Educação. "Os professores tem demonstrado interesse nessa parceria e aceitação da metodologia. Percebe-se uma evolução nos Estados que já trabalham com o Programa há algum tempo e os resultados estão sendo, progressivamente, positivos", garantiu.

Capacitação

Na semana passada, os professores da Escola do Sesi de Corumbá receberam a capacitação e para a diretora Silvana Barros a capacitação Lego Zoom é um diferencial da Rede em Mato Grosso do Sul. "Essa ferramenta promove uma relação de aprendizagem lúdica por meio do enriquecimento dos conteúdos curriculares. O processo criativo melhora a condição humana, a satisfação pessoal e valoriza as competências individuais e do grupo", declarou.

Já a professora Regina Benedita, que dá aula para o 5º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá, salientou que a iniciativa é importante para o uso do novo recurso. "Estamos nos qualificando para trabalharmos com um novo recurso tecnológico, que vai motivar ainda mais o nosso educando, de maneira interdisciplinar no aprender fazer", disse.

Na avaliação da professora do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Laranjeira, a inovação nas escolas é um diferencial. "A inovação, os recursos e conceitos tecnológicos são de grande valia ao crescimento profissional e intelectual, tanto do professor quanto do aluno, já que vivemos no mundo que busca sempre o novo para melhorar o aprender a aprender e para fazer a diferença", declarou.

Para o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola do Sesi de Corumbá, Sebastião Venceslau, o Lego não é uma brincadeira. "Trata-se da ferramenta mais diversificada e avançada para a prática pedagógica. Um momento de interação e estreitamento de teoria e prática", pontuou.

Relacionadas

Leia mais

Fiems promove em Três Lagoas curso sobre como prevenir problemas ambientais
Intercâmbio de Oportunidades no Mato Grosso do Sul - José Francisco Veloso Ribeiro, presidente do SINDIVEST/MS
Em quatro anos, aumenta a insatisfação com a educação no país, segundo pesquisa da CNI e Todos Pela Educação

Comentários