O Sindicato das Indústrias de Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul (SINDIVEST/MS) foi o anfitrião do evento. Para saber mais sobre a atuação do SINDIVEST/MS e os resultados do Intercâmbio, o Portal da Indústria entrevistou seu presidente, José Francisco Veloso Ribeiro.
Portal da Indústria – As boas práticas do SINDIVEST/MS foram o principal fator para a escolha do sindicato como anfitrião dos demais líderes do setor. O senhor poderia descrever algumas dessas boas práticas?
José Francisco Veloso – Entre as boas práticas do sindicato, quero destacar a ação de defesa de interesses para conseguir a redução do ICMS para o setor. Hoje, empreendimentos de confecção/vestuário não optantes pelo Simples podem se beneficiar dos Decretos n° 12.774 e nº 13.715, que reduzem o tributo estadual e as empresas optantes pelo Simples estão isentos de ICMS, de acordo com o Decreto nº 12.392.
Além disso, temos serviços de crédito à empresa, convênios, estrutura de apoio, treinamento e qualificação em parceria com Sistema FIEMS, SENAI, SESI, IEL, cadastro de mão de obra, caravana para feiras e eventos, projetos setoriais de consultorias com grupos de empresas, palestras técnicas com participação das indústrias e parceiros, envio diário de licitações da região centro-oeste, assessoria jurídica e um site de serviços que pode ser acessado por qualquer associado no endereço: www.sindivestms.com.br.
Portal da Indústria – Um dos objetivos do Intercâmbio de Lideranças Setoriais foi promover a integração e a troca de experiências entre os participantes. Como o senhor avalia momentos como esse?
José Francisco Veloso – O Intercâmbio de Lideranças Setoriais foi uma excelente iniciativa da CNI, que incentivou a troca de experiências, as ações coletivas e a formação de network entre empresários do setor de vários estados da federação.
Portal da Indústria – Durante a reunião, os participantes debateram desafios e propostas de solução em várias áreas do associativismo. Como foi realizar essa atividade e quais são os próximos passos?
José Francisco Veloso – Todos os presidentes se empenharam na realização desta atividade, que foi organizada em grupos com os temas gestão sindical, defesa de interesses, negociação coletiva e prestação de serviços. Cada líder apresentou um tema diferente, demonstrando os principais desafios e propostas de solução. Para nós é importantíssimo trabalhar em cima dessas propostas e debatê-las com pessoas que têm experiências diferentes. Essa diversidade de conhecimentos gerou um debate rico para todos os participantes.
A partir desse debate, iremos consolidar um material, que será compartilhado com todos os estados participantes, com o objetivo de dar continuidade e ampliar as discussões.
Outra ação curiosa e eficiente foi a criação de um grupo de trabalho numa rede social, com participação dos presidentes e lideranças de sindicatos, que possibilitará a interação e a troca de experiências e boas práticas. Isso ajudará a fomentar novos debates produtivos.
Portal da Indústria – O senhor acredita que iniciativas como o Intercâmbio de Lideranças Setoriais ajudam a promover o associativismo e fortalecer o setor?
José Francisco Veloso – As diversas ações disponibilizadas através do PDA, visam desenvolver o associativismo e o fortalecimento setorial. No caso específico do intercâmbio, acredito que as experiências e boas práticas trocadas serão levado a outros sindicatos, fazendo com que aumentem as ações e a representatividade do setor.
Portal da Indústria – Como sindicato anfitrião do Intercâmbio, o senhor teve uma postura muito participativa. Quais as sugestões que o senhor deixaria para os próximos sindicatos anfitriões?
José Francisco Veloso – O Sindivest/MS tem uma característica que eu considero a mais importante para a realização de eventos como o Intercâmbio de Lideranças, que é o compromisso voluntário da representatividade. Todos os nossos colaboradores estão sempre empenhados na busca de soluções para o setor. Durante o Intercâmbio, eles tiveram comprometimento ainda maior na organização e na participação do evento. O contato entre as áreas, e a total integração com a gestão do PDA, na Fiems, foi de extrema importância para o bom andamento e organização do encontro. Além disso, o sindicato mostrou transparência no repasse das informações e abertura para novos desafios propostos com apoio integral da CNI, Sebrae e Sistema FIEMS.