SENAI lança curso gratuito sobre a metodologia BIM

Desenvolvido em parceria com a marca Amanco Wavin, a estimativa é de que mil profissionais, como arquitetos, engenheiros e projetistas, sejam capacitados

Metodologia BIM é fundamental para projetos da construção civil

Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre Building Information Modeling (BIM) entre os profissionais da construção civil, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) abrirá pelo menos mil vagas gratuitas em um novo curso voltado a essa metodologia.

Também conhecida por “Modelagem da Informação da Construção” (tradução livre), a metodologia BIM é considerada como essencial nos projetos de engenharia porque simula a obra real em 3D, colaborando para a precisão do projeto. 

Desenvolvido em parceria com a Amanco Wavin, o curso “Projeto de hidráulica com as bibliotecas BIM Amanco Wavin” é 100% a distância e é voltado a projetistas, arquitetos, engenheiros e estudantes que estejam em busca de uma solução em BIM para projetos de redes hidrossanitárias. 

Ao todo, o curso tem duração de 15 horas e as inscrições serão abertas a partir do dia 14 de setembro, na plataforma Mundo SENAI. A expectativa é de que pelo menos 1.000 alunos sejam capacitados em todo o país até o fim do ano.

O gerente-executivo de Educação Profissional do SENAI, Felipe Morgado, avalia que o curso será uma excelente oportunidade, especialmente por causa do decreto federal que estabelece a utilização da ferramenta em obras de engenharia realizadas pela administração pública federal, a partir de janeiro de 2021.

“O profissional que dominar essa metodologia certamente estará na frente no setor da construção civil”, explica Morgado, destacando que “essa ferramenta permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos”, conclui.

Para Fábia Guerra, gerente de Marketing da Wavin no Brasil, além de impulsionar a divulgação do curso, a gratuidade das vagas busca também qualificar o profissional brasileiro. 

“Acreditamos que o investimento em capacitação profissional é a melhor forma de apoiar a sociedade. Profissionais mais preparados garantem excelência no serviço prestado, que resulta em consumidores satisfeitos e valorização do mercado”, diz Fábia Guerra.
 

Construção da Usina Hidrelétrica Ferreira Gomes. Macapá (AP) 13.09.2012

Curso Desvendando o BIM do SENAI também tem inscrições gratuitas

Durante o período de pandemia, o curso de aperfeiçoamento profissional "Desvendando o BIM", do SENAI, também estará com inscrições gratuitas. O curso tem como objetivo apresentar a metodologia BIM, e os seus benefícios para cadeia de construção civil.

Voltado para profissionais, alunos e interessados nas tecnologias das áreas de Arquitetura, Engenharia e Construção, o curso é 100% EaD e tem 20 horas de duração.

“Esse curso é mais básico, ajuda o profissional a compreender como funciona o software do BIM, e, principalmente, a vantagem da linguagem tridimensional  em qualquer projeto da construção civil”, explica Felipe Morgado. 

Ponte sobre o Rio Negro. Manaus (AM) 28.10.2010

Sobre o BIM

Por sua capacidade de mostrar o projeto em 3D, a ferramenta BIM permite estimar preços e prazos, além de reduzir erros por meio de detecção de interferência de elementos construtivos, garantindo economia, ganho de produtividade e transparência nos gastos.

Para aplicar os produtos da marca em um projeto hidráulico, basta acessar gratuitamente o link e baixar as bibliotecas da Amanco Wavin. A ferramenta possui o diferencial de ser a única do mercado que reconhece, de forma automática, o ambiente que está sendo projetado e recomenda quais tubos e conexões devem ser utilizados. 

“Nossas bibliotecas permitem a inserção de tubos e conexões nos softwares de planejamento, com medidas e atributos reais. Além disso, foram criadas com todas as funcionalidades requeridas para trabalhar adequadamente sob a metodologia BIM, oferecendo um ambiente amigável para projetistas de redes hidrossanitárias”, finaliza Fábia.

Veja também 

Relacionadas

Leia mais

CBIC e SENAI promovem workshop sobre implementação do BIM
Matrículas abertas! O SENAI está com vagas para cursos na modalidade EAD e presencial
Os 10 cursos gratuitos e a distância do SENAI mais procurados durante a pandemia

Comentários