SESI lança duas pós-graduações para profissionais da educação no Dia dos Professores

Os cursos para os profissionais da rede SESI terão 360 horas e são voltados às práticas docentes e à gestão escolar; lançamento aconteceu nessa quinta-feira (15) no YouTube do SESI

Foto: Shutterstock

O Serviço Social da Indústria (SESI) anunciou duas novas pós-graduações para professores e profissionais da gestão escolar da rede nessa quinta-feira (15), Dia dos Professores. As ofertas foram apresentadas em uma live no YouTube da instituição e ampliam as oportunidades de formação continuada de professores e profissionais da gestão escolar.

A transmissão reuniu o superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira, a gerente de Formação em Educação, Kátia Marangon, o gerente de Educação Básica, Diego Laurindo, e a especialista em Tecnologias Educacionais, Perla Amorim. Eles destacaram a importância da valorização docente e da formação continuada para a qualidade da educação e o desenvolvimento da rede.

“A construção de um país mais produtivo e economicamente mais democrático passa pela sala de aula. Todos os dias, quando o professor fecha a porta, ele enfrenta desafios e reinventa a sala de aula para acompanhar os alunos. Por isso, aqui no SESI, pensamos diariamente em como apoiar os nossos professores”, afirmou Wisley durante o evento.

Os cursos foram estruturados pela Gerência de Formação em Educação para atender às demandas dos departamentos regionais e às necessidades das escolas. Kátia Marangon relembrou de alguns momentos enquanto professora, parabenizou os profissionais e apresentou as duas frentes de formação. São elas:

Práticas Docentes em Matemática e Ciências da Natureza

A pós-graduação tem 3 unidades curriculares: Inclusão e Diversidade em Sala de Aula; Games na Educação: Tecnologias para Ensinar e Engajar; e Desenvolvimento Sustentável: do Raciocínio ao Meio Ambiente.

Serão 120 horas na modalidade de educação a distância (EaD). As outras 240 horas, já cursadas no Programa de Especialização Docente (PED), realizado em parceria com o Instituto CANOA, serão validadas por avaliação teórica. A carga horária total é de 360 horas.

Gestão Escolar: Planejamento e Avaliação

O curso desenvolve competências em gestão de pessoas, comunicação com a comunidade escolar, inclusão, diversidade, equidade, gestão de projetos educacionais e inovação.

A formação terá 4 unidades curriculares e 160 horas em EaD. As outras 200 horas serão aproveitadas de 2 cursos já realizados do Programa SESI de Gestão Escolar (PSGE), totalizando 360 horas.

“Foi uma ação pensada para valorizar o percurso acadêmico que os profissionais fizeram e proporcionar essa titulação para enriquecer o currículo e agregar ainda mais conhecimento”, destacou Kátia.

A execução e a certificação serão feitas em parceria com a Universidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (UniSENAI) de Santa Catarina, habilitada conforme a legislação para cursos de pós-graduação lato sensu.

Relacionadas

Leia mais

Quem ensina robótica? Conheça a trajetória dos professores do SESI
Alunos do SESI e SENAI Paraíba conquistam premiações na Olimpíada Brasileira de Robótica
SESI reúne especialistas para discutir inovação, economia criativa e futuro da gestão cultural

Comentários